Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú revela como os jovens estão gastando dinheiro

Itaú revela as tendências de gastos dos jovens – saiba mais sobre como essa geração está lidando com o dinheiro.

O Itaú realizou um estudo para descobrir como os jovens da geração Z estão gastando dinheiro. Os nascidos entre 1995 e 2010 cresceram em um mundo totalmente conectado e, à medida que envelhecem, começam a entrar no mercado de trabalho. Com acesso à renda, logo se tornam consumidores.

Assim, buscando entender o padrão financeiro desses jovens, o Itaú Unibanco fez um levantamento de dados dos meses de janeiro e fevereiro, com informações de cartões de crédito e transações Pix realizadas para CNPJ. Os números foram comparados com a mesma época do ano passado. Então, ficou curioso? Descubra os maiores gastos dessa geração!

Com o que a geração Z mais gasta dinheiro?

A pesquisa revelou que os maiores gastos são com mercados, fast food e transporte por aplicativos. É interessante observar que, no período analisado, houve um aumento de 30% nos gastos feitos pela geração Z. Mesmo parecendo muita coisa, os jovens ainda gastam cerca de 108 reais a menos do que outras gerações.

No entanto, um dado que não surpreende, é a geração Z ser a maior adepta de compras online e pagamentos via Pix. Nos meses analisados deste ano, houve um aumento de 83% na escolha do Pix como forma de pagamento, assim como a pesquisa também apresentou o crescimento de 153% na quantidade de transferências.

Se, de um lado a geração está gastando, do outro está procurando emprego. Notou-se um aumento dos gastos desses jovens em sites com oportunidades de trabalho. Para o diretor de Cartões e Pagamentos do Itaú, Mario Miguel, a geração Z vai liderar transformações no mercado daqui para frente.

Saiba mais sobre a geração Z

Além de descobrir o padrão de gastos, a pesquisa revelou algumas características relacionadas ao perfil de jovens na geração Z. Eles são conectados, adeptos de novas tecnologias e inovações, buscam praticidade e rapidez nas compras, são conscientes de até quanto podem gastar e muito atentos às oportunidades no mercado de trabalho.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital