Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Itaú sofre ataques após herdeira do banco entrar na equipe de Lula

Com a apresentação do nome de herdeira para compor a equipe de Lula, Itaú sofre ataques nas redes sociais. Entenda a situação.

Hannah AragãoPor Hannah Aragão4 min de leitura
Neca Setubal, herdeira do Itaú, em entrevista ao Poder360 no YouTube

Com a apresentação do nome de herdeira do banco para compor a equipe de Lula, o Itaú está sofrendo ataques nas redes sociais. Bolsonaristas pedem o boicote da instituição financeira após o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) comunicar a entrada de Neca Setubal para atuar no processo de transição do governo.

Maria Alice Setubal, a Neca Setubal, tem 71 anos, é socióloga, presidente do conselho consultivo da Fundação Tide Setubal e uma das herdeiras do Itaú. No gabinete de transição, a participação de Neca será voltada para a área de educação do novo governo.

Herdeira do Itaú entra para equipe de Lula e banco sofre ataques

A socióloga, que tem um forte envolvimento com a educação, possui uma fortuna avaliada em R$ 1,8 bilhão, segundo lista da Forbes de 2021. 

Em declarações feitas durante as eleições, Neca chegou a afirmar não ser petista. No entanto, no segundo turno, a herdeira do Itaú declarou publicamente seu apoio a Lula. Isso porque Setubal se colocava completamente contrária à reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Para ela, Bolsonaro foi responsável pelo desmonte da educação pública no país.

Após o apoio de Neca nas eleições e considerando sua atuação na educação, Alckmin, que está à frente do processo de transição de governo, integrou o nome de Neca Setubal à equipe. A situação resultou no descontentamento de opositores.

https://twitter.com/AsperaVida/status/1593281898461151233?s=20&t=XFh9gpCDX3oYZKcp2Pr6wg

Atuação na política

Neca Setubal foi, em 2014, um dos principais nomes de apoio à deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), que na época tentava a presidência. A herdeira do Itaú atuou como coordenadora do plano de governo de Marina.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Já em 2022, Neca e Marina, durante o segundo turno, declararam apoio a Lula. Sobre a escolha de um lado, Setubal opinou em entrevista que Lula seria a única opção capaz de reconstruir o Brasil.

“Não sou petista de carteirinha, mas, neste momento, Lula é a única liderança capaz de reconstruir esse país. Não porque eu acho ele o ideal, não é isso. Mas eu acho que, neste momento, é a única liderança capaz de conversar, negociar e fazer essa frente ampla”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Nota oficial do Itaú Unibanco

A assessoria de imprensa do Itaú Unibanco entrou em contato com o Seu Crédito Digital para fazer alguns esclarecimentos sobre o caso. De acordo com a assessoria de imprensa, Neca Setubal nunca atuou na administração do Itaú e não faz parte do grupo de acionistas do banco. Confira a seguir a nota completa.

“O Itaú Unibanco é uma organização que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do Brasil, atuando sempre de forma apartidária, sem apoiar candidatos ou partidos específicos. Dentro desse contexto, o banco esclarece que a participação da Neca Setubal na equipe de transição do futuro governo não tem qualquer relação com o Itaú. Neca dedicou sua vida à área da educação, nunca tendo atuado na administração do banco, e não faz mais parte do grupo de acionistas que controlam o Itaú. Sendo assim, sua decisão é de caráter exclusivamente pessoal, sem relação com o banco.”

Imagem: Poder360 no YouTube (Reprodução)

Hannah Aragão

Autor

Hannah Aragão

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.

Topicos relacionados