Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú sofreu ataque hacker? Entenda a queda geral que está preocupando os clientes

Clientes relatam queda nos serviços desde o início do dia. Além disso, outros aplicativos de bancos estão enfrentando o mesmo problema.

Os serviços do aplicativo do banco Itaú estão sofrendo instabilidades desde a manhã desta segunda-feira (7). Esse problema está impedindo os clientes de realizarem movimentações, como pagamentos e transferências via Pix.

A instituição financeira procurou acalmar seus usuários, afirmando que o transtorno não é resultado de um ataque hacker. Em nota enviada ao site TudoCelular, o Itaú relatou que está trabalhando para solucionar os problemas.

O que diz o Itaú?

O comunicado ainda ressalta que a adversidade está sendo causada por conta de falhas no sistema interno e diz que está atuando com urgência para retomada dos serviços. Além disso, garantou que não houve ataque externo de qualquer natureza e que os dados dos usuários estão seguros.

O Itaú pediu desculpas aos clientes e parceiros pela inconveniência e completou afirmando que ainda que seus serviços estão sendo restabelecidos de forma gradativa.

Quedas em aplicativos de bancos

Clientes de outras instituições financeiras também estão sendo prejudicados com a queda nos serviços dessas empresas nesta segunda. Bancos como o Santander, Nubank, Caixa e Inter relataram problemas em seus sistemas, coincidindo com o quinto dia útil do mês, data em que a maioria dos trabalhadores recebem seus salários.

A maioria reclama que está com dificuldades em fazer login e movimentações por meio do Pix. Segundo a plataforma Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços, as denúncias por parte dos usuários de bancos começaram às 9 horas, tendo pico às 10 horas.

Ademais, os perfis das instituições receberam grande quantidade de relatos dos clientes, entre eles está o Iti, que está inoperante desde a manhã do último domingo (6), exibindo um aviso de problema de conexão com a internet.

Por fim, no caso do Nubank, usuários reclamam do fato da “Área Pix” não está sendo mostrada na tela inicial do aplicativo, o que impossibilita a realização de ações com essa ferramenta de pagamento.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com