Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú toma atitude que desagrada clientes

Medida semelhante já havia sido aplicada no final do ano passado para os clientes do banco Itaú. Veja do que se trata!

Os clientes do Itaú passaram a ter algumas transações realizadas de forma online bloqueadas pelo banco. Diante da situação, o Portal Pronto Para Voar entrou em contato com a instituição financeira para saber o que estava acontecendo. A resposta chamou a atenção. 

De acordo com as informações divulgadas, com o intuito de incentivar o uso responsável de seus cartões de crédito, houve um reajuste nas políticas para transações consideradas de alto risco, como transferências com o limite do cartão, pagamento de boletos e pagamentos com cartão via Pix.

Dessa forma, a depender do histórico financeiro do cliente, as movimentações do tipo realizadas com cartões Itaú poderão ser negadas. Não há muito tempo, o banco já havia anunciado uma ação com o mesmo objetivo.

Retirada das pontuações dos cartões do Itaú usados em apps

No mesmo sentido dessa nova medida adotada pelo Itaú, no ano passado a instituição financeira informou que todos os cartões de crédito deixaram de acumular pontos provenientes de transações que não correspondam a compras de bens ou serviços.

Isso quer dizer que o uso do cartão do Itaú em aplicativos de pagamento não gera pontuação em programas de recompensas. Desde então, uma série de movimentações deixaram de acumular pontos. Veja algumas delas:

  • Carga de moeda estrangeira em cartões específicos;
  • Transferências de valores e pagamentos realizados com cartão de crédito para pagamento de boletos;
  • Prêmios de seguros;
  • Títulos de capitalização;
  • Serviços vinculados ao cartão;
  • Modalidade Pix parcelado.

O que diz o Itaú?

A assessoria de imprensa do banco Itaú entrou em contato com o Seu Crédito Digital e enviou uma nota oficial sobre essa mudança. Sendo assim, confira a seguir o posicionamento oficial do banco:

“Com o objetivo estimular o uso adequado de seus cartões de crédito, o Itaú Unibanco atualizou suas políticas de crédito para transações consideradas de maior risco – entre elas transferência de recursos utilizando o limite do cartão e pagamento de boletos e impostos, além de pagamentos que utilizam o limite do cartão para Pix. Com a mudança, transações do tipo realizadas com cartões Itaú poderão ser negadas – dependendo do perfil de crédito do cliente.

A medida visa evitar um cenário de inadimplência e superendividamento estimulado por esse tipo de transação, que além de usar o limite de crédito para transações de risco, em geral cobra taxas adicionais do portador do cartão. Desta forma, o Itaú Unibanco reforça seu compromisso de transparência e de apoiar seus clientes na utilização consciente de seus recursos financeiros.”

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock