Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Janja ganhou apelido da imprensa por esbanjar dinheiro em Portugal? Entenda

A primeira-dama Janja recebeu apelido da imprensa portuguesa por esbanjar dinheiro em viagem internacional? Entenda o caso!

Uma suposta notícia da imprensa portuguesa sobre Janja, esposa do presidente Lula (PT), está dando o que falar nas redes sociais. Segundo alguns internautas, a primeira-dama teria ganhado o apelido de “Esbanja” após gastar muito dinheiro em recente viagem internacional.

No entanto, isso não passa de um boato alimentado pela oposição do atual presidente do Brasil e a notícia em questão não é verdadeira. Continue a leitura para conferir todos os detalhes sobre a viagem de Lula a Portugal com a esposa.

Notícia sobre apelido de Janja não é verdadeira

Não é a primeira vez que a oposição de Lula tenta se aproveitar das recentes viagens internacionais do presidente para construir uma imagem de ostentação sobre o político. A última tentativa, no entanto, envolve a Rosângela Lula da Silva, a primeira-dama, conhecida como Janja.

Passou a circular na internet uma manchete de um veículo português que dizia: “Imprensa portuguesa chama primeira-dama brasileira de ‘Esbanja’ após compras em lojas de luxo”. O título foi rapidamente espalhado, porém, não passa de um boato.

O que realmente aconteceu?

A verdade é que a TV SIC, de Portugal, realmente fez uma matéria sobre os gastos da viagem do presidente brasileiro ao país. No entanto, diferente do que foi espalhado, em nenhum momento foram dados apelidos a Janja.

Ao realizar buscas pelos sites portugueses, nada do que tem sido difundido é encontrado. O que cresce, no entanto, é o número de fake news em redes sociais como Twitter, Facebook e até mesmo por mensagens no WhatsApp.

Janja recebe homenagem de presidente português

Na mesma viagem, Janja recebeu do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Grande Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique como forma de homenagem, o que resultou em ainda mais críticas. Isso porque, geralmente, quem recebe esse tipo de homenagem são os chefes de Estado de diversos países.

Opositores da direita brasileira questionaram o motivo de tal acontecimento. “Janja foi até Portugal para gastar dinheiro em lojas de luxo. Esse foi o ‘serviço relevante’ que ela prestou ao país. Enquanto isso, o brasileiro médio é taxado em sites econômicos”, publicou em seu perfil do Twitter o deputado federal Cabo Junio Amaral, do PL.

Imagem: Reprodução / Instagram @lulaoficial