Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Juros do cartão de crédito recuam no primeiro mês com limite para dívida do rotativo

O Banco Central divulgou dados sobre a queda da taxa de juros do cartão de crédito rotativo em janeiro. Saiba mais informações!

Segundo o Banco Central (BC), a taxa de juros do cartão de crédito rotativo caiu 26,8 pontos percentuais em janeiro deste ano. Logo, o número atingiu o menor nível desde dezembro de 2022. A nova taxa é a mais baixa desde o início da série histórica do BC em março de 2011.

Ademais, apesar da significativa redução dos juros, a inadimplência nas operações do cartão de crédito rotativo permanece em alta, afetando mais da metade dos clientes. Continue a leitura!

Entenda juros do cartão de crédito

Três cartões de crédito espalhados sobre uma superfície em visão aproximada. juros
Imagem: Teerasak Ladnongkhun / shutterstock.com

O crédito rotativo do cartão é uma opção oferecida para quem não pode quitar o valor total da fatura na data do vencimento, mas não quer ficar inadimplente. No entanto, essa linha de crédito é considerada a mais cara do mercado e deve ser evitada. A recomendação dos especialistas é que os bancários se esforcem para pagar a totalidade das suas faturas mensalmente.

Portanto, para proteger o consumidor, os juros sobre as dívidas do cartão de crédito estão limitados a 100% do valor da dívida original. Isso significa que se a dívida inicial for de R$ 100, por exemplo, a dívida total, com a inclusão de juros e encargos, não poderá ultrapassar R$ 200.

Contudo, esse limite é válido apenas para débitos acumulados a partir de janeiro e não inclui o custo do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Discussões entre bancos e maquininhas de cartões

O tópico dos juros do cartão de crédito rotativo tem gerado conflitos entre bancos e credenciadoras independentes (as chamadas “maquininhas”).

Em meio às discussões, está o parcelamento sem juros no cartão de crédito. Os bancos criticam a proposta, mas é defendida pela equipe econômica e pelas credenciadoras independentes. Os bancos solicitaram uma investigação ao BC, alegando que algumas empresas estariam cobrando juros sobre parcelamentos sem juros e representando essas taxas como se não existissem na fatura do cliente.

Em resposta, a Abranet, um grupo representante das maquininhas, afirmou que essa modalidade é uma ferramenta tecnológica que permite aos comerciantes calcular os valores a receber de acordo com os diferentes meios de pagamento utilizados.

Resumo das taxas médias de juros bancários

O BC anunciou que a taxa média de juros dos bancos para pessoas físicas e empresas diminuiu em janeiro de 2024, caindo 0,5 ponto percentual para 40,3% ao ano. Esse é o nível mais baixo desde junho de 2022, quando estava em 38,9% ao ano.

Veja também:

Corra! Oportunidade de negociar dívidas para inscritos no CadÚnico

No entanto, a taxa média de juros cobrada nas operações com empresas aumentou de 20,9% ao ano em dezembro de 2023 para 22,2% ao ano em janeiro de 2023.

Imagem: Teerasak Ladnongkhun / shutterstock.com