Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Justiça revela péssima notícia para o Santander

A Justiça determinou a penhora de 71,9 milhões em contas vinculadas ao Santander, contrariando o pedido do banco. Entenda

O desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, da 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, manteve a decisão que obrigava que o Santander desbloqueasse os valores do Grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava, o que representa uma derrota para o banco que recorria da decisão por ser um dos bancos credores da empresa.

Dessa forma, a Justiça determinou a penhora de 71,9 milhões em contas vinculadas ao Santander. Contudo, o banco repassou somente R$ 42,3 milhões para não ser multado e entrou com recurso para reverter a medida, mas o desembargador não aceitou.

Santander terá que transferir quantia

O Grupo Petrópolis, que está em processo de recuperação judicial, havia indicado que iria começar o mês de abril sem fluxo de caixa para operar. Assim, ao constatar que havia “urgência na situação”, o desembargador determinou que o Santander transferisse à Justiça o restante do valor, de cerca de R$ 29,6 milhões.

Além disso, solicitou que o administrador judicial, representado pelo escritório de Sérgio Zveiter, informe sobre a necessidade do repasse em seu valor total.

Recuperação Judicial

No início da semana passada, o Grupo Petrópolis, que detém as marcas Itaipava, Crystal e Petra, entrou com pedido de recuperação judicial. As dívidas da empresa somam 4,2 bilhões, sendo 48% dos débitos com financeiras e 52% com fornecedores e terceiros. Para especialistas, o grupo perdeu espaço desde 2020, com a ascensão da Ambev e da Heineken, o que levou a empresa a perder mercado.

No entanto, em comunicado, a empresa destacou que a recuperação judicial é uma forma de proteger o caixa do grupo e ajudar na renegociação de dívidas com credores, além disso, afastou a possibilidade de falência. Além do Santander, o BMG e o Daycoval integram os credores do Grupo Petrópolis.

Imagem: Zolnierek / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital