Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Kakeibo: conheça esta tática japonesa de economizar dinheiro e salve suas finanças

Descubra o Kakeibo, um método japonês ancestral para transformar sua gestão financeira. Simples e eficaz, organize as finanças pessoais.

Com suas origens remontando ao século XX, o Kakeibo é um método testado e aprovado pelo tempo. Na complexidade do mundo financeiro moderno, se destaca como um farol, ajudando a navegar pelas águas, por vezes turbulentas, de suas finanças pessoais.

Nesse sentido, a palavra kakeibo, de origem japonesa, significa literalmente “livro de contas para o lar”. O método foi instituído em 1904 por Hani Motoko, a primeira mulher jornalista do Japão. Ela reconheceu que na crescente urbanização e nas transformações socioeconômicas pelas quais o país passava, as famílias precisavam de uma ferramenta que os ajudasse a organizar e entender suas despesas diárias.

Como aplicar o Kakeibo em sua vida financeira?

Na imagem, mão masculina fazendo contas em papéis rodeados de moedas e uma calculadora
Imagem: AlvaroMP / shutterstock.com

Assim, o primeiro passo para começar a utilizar o kakeibo é obter um caderno. Em seguida, defina suas metas financeiras para o próximo mês, sejam elas de curto ou longo prazo. Depois, organize suas despesas em categorias. As categorias podem ser personalizadas de acordo com seus estilos de vida e necessidades.

Ao registrar cada receita e despesa, a ideia é refletir sobre cada transação e perguntar-se: “Eu realmente preciso disso agora?” ou “Com base no meu estado financeiro, eu posso comprar?”.

Desse modo, a função desse registro e reflexão é analisar os seus hábitos de consumo e tomar decisões financeiras mais informadas e determinadas. Portanto, ao final do mês, revise seus gastos e veja onde pode fazer ajustes de acordo com suas metas e necessidades.

Veja também:

Afinal, quais são as formas de depositar dinheiro no banco Inter?

Por que tentar esse método?

Esse método resgata o controle das finanças pessoais de uma maneira simples e eficaz. Sua prática não apenas ajuda a organizar os gastos, mas também a entender melhor os hábitos financeiros. Além disso, auxilia no estabelecimento e no cumprimento de metas financeiras.

No final das contas, o kakeibo não se trata apenas de finanças pessoais, é também uma jornada de autodescoberta e consciência.

Imagem: AlvaroMP / shutterstock.com