Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Lei que perdoa dívidas de locadoras de veículos é aprovada

Projeto foi criticado por beneficiar empresas ligadas ao governador. Veja quanto será destinado às locadoras!

Guilherme TabosaPor Guilherme Tabosa2 min de leitura
Várias marcas de carros expostos em uma concessionária

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou a lei que perdoa dívidas tributárias de locadoras de veículos. A votação foi finalizada nesta terça-feira (11), com 46 votos a favor e 16 contra a implementação da legislação.

O projeto do deputado Zé Guilherme (PP) foi enviado juntamente a um texto, que cobrava mais transparência no repasse do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) às prefeituras, que ficam com parte do tributo.

Benefício às locadoras

No entanto, ele foi tratado como “jabuti”, termo utilizado pelos políticos quando o texto não tem relação com o objeto principal, e não foi aprovado. Assim, apenas o trecho que especifica as regras anistia será implementada. Mesmo com a proposta vinda da base do governador Romeu Zema, ele decidiu não comentar a aprovação, afirmando apenas que respeitas as decisões da Casa.

Uma das locadoras beneficiadas será a Localiza, que está entre as principais da área, fundada pelo empresário Salim Mattar. A empresa tem ligações com o atual governo, já que foi uma das principais doadoras de recursos para a campanha eleitoral de Zema. Por isso, a medida foi alvo de críticas, principalmente, de parlamentares da oposição, como o deputado Sargento Rodrigues (PL), que chamou a lei de “aberração”, por beneficiar empresas vinculadas ao atual governo

Anistia

Os recursos utilizados para comprar o perdão das dívidas será de R$ 1,1 bilhão. De acordo com os Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais, isso será possível diante do cenário atual do mercado, onde a taxa de IPVA que é cobrado sobre veículos seminovos revendidos ou alugados pelas locadoras diminuiu.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Na operação, elas devem pagar 1%, já outros contribuintes recolhem 4%. No entanto, com venda de carros usados, as locadoras deveriam pagar mais 3% de tributos, o que foi extinto com a aprovação do novo projeto.

Imagem: KELENY / shutterstock.com

Guilherme Tabosa

Autor

Guilherme Tabosa

Cursando o 6º semestre de Jornalismo na UNI7. Apaixonado por escrever, esporte e surfe.

Topicos relacionados