Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lista de deduções do Imposto de Renda é atualizada; saiba mais

Fique por dentro das novas deduções no Imposto de Renda. Informações essenciais para otimizar sua declaração fiscal.

Em meio às obrigações dos contribuintes com a declaração do Imposto de Renda de 2024, há uma novidade que pode trazer vantagens: a ampliação da lista de deduções. Dessa forma, o Fisco irá considerar uma gama maior de gastos feitos em 2023 que podem contribuir para a diminuição do valor a ser pago de imposto e, consequentemente, uma potencial maior restituição.

Segundo as informações divulgadas, a Receita Federal fixou a data de entrega das declarações entre 15 de março e 31 de maio. As restituições começam a ser pagas posteriormente para aqueles que têm direito ao benefício. As deduções referem-se aos gastos feitos ao longo de 2023 que, ao serem declarados, podem reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda de 2024.

Compreendendo as deduções

Assim, a Receita Federal organiza uma lista de despesas que podem ser declaradas como deduções no Imposto de Renda. A partir desta declaração, ela calcula quanto do que foi gasto pelo contribuinte pode ser devolvido a ele por meio da restituição. Por isso, é de suma importância que o contribuinte guarde todos os documentos que comprovem suas despesas ao longo do ano, tais como comprovantes, extratos, recibos e notas fiscais.

Veja também:

Bolsa Família de fevereiro terá maior valor; entenda o motivo

Imagem de um celular deitado sobre cédulas de 100 reais e 50 reais. Na tela do celular, aparece o logotipo da Receita Federal, responsável pela cobrança do Imposto de Renda deduções
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Assim, existem diferentes categorias de gastos que podem ser declaradas como deduções no Imposto de Renda 2024. Segue a lista atualizada:

  • Dependentes;
  • Despesas com saúde;
  • Despesas com educação;
  • Despesas com previdência;
  • Pensão alimentícia, entre outras.

Como declarar as deduções

Para incluir as deduções, o contribuinte pode escolher entre dois modelos de declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, o modelo simplificado oferece um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo, com um teto de R$ 16.754,34, em substituição a todas as deduções legais. Já o modelo completo permite que o contribuinte informe todas as despesas.

Dessa maneira, é indispensável lembrar que todos os gastos devem estar devidamente comprovados, sob pena de penalidades fiscais. Além disso, é importante informar corretamente todas as despesas pode gerar uma significativa economia na hora de pagar o imposto devido. Ou mesmo gerar uma restituição mais robusta.

Imagem: rafapress / shutterstock.com