Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Livro sobre Janja revela grandes segredos; confira

A biografia de Janja revela grandes segredos e conta a vida da socióloga e primeira-dama do Brasil. Saiba mais sobre o livro.

O livro lançado no último mês de abril, pelos jornalistas Ciça Guedes e Murilo Fiúza de Melo, intitulado “Janja: a militante que se tornou primeira-dama”, é uma biografia da socióloga e esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A obra revela grandes segredos e conta a vida de Janja.

O material, lançado no último dia 28, reúne episódios sobre a prisão de Lula, o governo Bolsonaro e o fim do escritório de Itaipu, onde Janja trabalhou. Siga a leitura para saber mais sobre a biografia.

Biografia de Janja lançada por jornalistas traz revelações

A biografia, que no início de abril teve trechos vazados, relata diferentes momentos da história da atual primeira-dama do Brasil. O livro fala também sobre a decisão do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de encerrar as atividades do escritório de Curitiba da Itaipu Binacional, onde Janja trabalhava e, diante do fim do escritório, optou pelo programa de demissão voluntária.

Além disso, a obra também relata a relação de Janja e Lula. Em certo momento, o material sugere que Sérgio Moro teria tido conhecimento do relacionamento através da Polícia Federal, responsável por controlar as visitas recebidas por Lula enquanto esteve preso em Curitiba.

Outro trecho do livro conta o rompimento da amizade entre Janja e um dos integrantes da banda A Cor do Som. O grupo foi formado nos anos 1970 por Armandinho, Ary Dias, Gustavo Schroeter, Mu e Dadi Carvalho. Em certa ocasião, após uma apresentação, a agora primeira-dama teria ficado decepcionada com o baterista Schroeter que se declarou bolsonarista e falou mal de Lula.

O que diz a primeira-dama sobre a biografia?

Também em abril, antes do lançamento da biografia e após vazamento de trecho, Janja criticou a obra feita pelos jornalistas e a julgou inapropriada. A primeira-dama afirmou existirem trechos com imprecisões e exageros.

A assessoria de Janja, por meio de nota, afirmou que a socióloga não concorda com a publicação do material. Segundo o comunicado:

A julgar pelos trechos já publicizados, é possível inferir que há diversas passagens que podem ser questionadas por imprecisões nos fatos e exageros nas interpretações.

Para Janja, a publicação é precipitada e pode fazer com que seja deixada de lado a devida reflexão referente à sua atuação como primeira-dama ao lado do presidente Lula.

Imagem: Antonio Scorza/ Shutterstock