Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lucro dos bancos caiu 26% com a pandemia, diz Banco Central

Relatório foi divulgado pela instituição nesta terça-feira (27)

0

A pandemia afetou a economia como um todo, seja em um nível macro, seja em nível micro. E em relação à rentabilidade dos bancos, o resultado também foi sentido. Apesar de algumas instituições bancárias contarem com taxas de crescimento até positivas, o Banco Central do Brasil divulgou nesta terça-feira (27) o Relatório de Estabilidade Financeira referente ao segundo semestre de 2020.

De acordo com a publicação, que é feita de forma semestral e apresenta o panorama da evolução recente, o lucro das instituições bancárias caiu 26% com a pandemia causada pelo novo coronavírus. Saiba mais a seguir sobre os resultados e qual é a avaliação do Banco Central.

É provável que você goste também

App Santander Way agora libera recarga de celular pelo cartão de crédito

Descubra como o Pix está beneficiando o varejo, o comércio eletrônico e até mesmo as diaristas

Via Varejo realiza aporte na plataforma de inovação Distrito

Lucro dos bancos caiu 26% com a pandemia, diz Banco Central

Apesar dos resultados negativos, de acordo com o Banco Central, a perspectiva é de que o Sistema Financeiro Nacional está preparado para enfrentar as incertezas relativas aos desdobramentos da pandemia. Assim, ao longo de 2020, o SFN alcançou o maior valor histórico de provisões para ativos problemáticos, e melhorou a capitalização, além de manter a liquidez confortável.

Além disso, ao longo do segundo semestre de 2020, os programas emergenciais geraram relevante crescimento do crédito para as micro, pequenas e médias empresas. Com isso, o crédito às pessoas físicas voltou a crescer no ritmo anterior ao da pandemia.

Em relação à rentabilidade dos bancos, apesar de ter diminuído com a crise, ela ainda não representa risco para a estabilidade financeira do país como um todo. Isso porque a pandemia inverteu a sequência de recuperação da rentabilidade que ocorria desde a recessão de 2015. Agora, a expectativa para 2021 é de melhora, de acordo com o Banco Central.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: mojo cp/shutterstock.com

Comentários
Carregando...