Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula defendeu performance artística de criança com homem nu?

Em ano eleitoral e com o segundo turno cada vez mais próximo, a propagação massiva de informações falsas por meio das redes sociais é o que mais tem acontecido, principalmente quando se trata de tentar, a todo custo, resgatar conteúdos de anos anteriores para “queimar” os candidatos. 

Nesse sentido, um vídeo em que um homem não identificado acusa o candidato Lula (PT) de dizer que uma performance de 2017, em que uma criança aparece ao lado de um homem nu, “é arte” tem circulado no aplicativo Kwai e acabou respingando em outras redes, como de costume. 

Contudo, não passa de uma informação mentirosa para atacar o ex-presidente e influenciar os brasileiros por meio de informações falsas.  

Contexto 

O vídeo citado pelo autor da informação falsa é, na verdade, uma gravação que circulou em 2017, em que uma criança toca o corpo de um homem nu em uma performance artística no Museu de Arte Moderna de São Paulo. 

Na época, o ocorrido chamou muita atenção e gerou uma série de debates e protestos. 

Nas eleições de 2018, o conteúdo já havia sido explorado politicamente. 

O que diz Lula?

De acordo com o UOL Confere, não há evidências de que Lula tenha chamado a cena registrada de arte, em nenhum canal. 

A única coisa relacionada a esse assunto que citou o nome do ex-presidente foi uma matéria do Correio Braziliense que, ao tratar do conteúdo do vídeo, declarou que Lula não havia se manifestado sobre o ocorrido. 

Além disso, o UOL também realizou novas buscas e não encontrou nenhuma manifestação do petista sobre o assunto. 

A assessoria de imprensa do candidato à Presidência também confirmou que Lula nunca fez declarações sobre o conteúdo da gravação. 

O autor do vídeo, ao ser procurado, não respondeu as fontes que usou como base para relacionar o ex-presidente ao conteúdo. 

Dessa forma, fica evidente que não passa de mais uma informação fora de contexto, sem fontes confiáveis, para tentar atacar um dos presidenciáveis e enganar os eleitores.

Mais de 100 mil visualizações

No Kwai, plataforma de vídeos onde o conteúdo foi publicado, até o dia 26 de agosto, o vídeo que acusa Lula falsamente atingiu 132,4 mil visualizações. 

Vale ressaltar que esses números são apenas da plataforma. É preciso considerar que, como se trata de uma rede digital, o conteúdo pode ter sido espalhado para outras redes sociais e aplicativos de mensagens e alcançado milhares de outras pessoas.

Imagem: Isaac Fontana/shutterstock.com