Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inter libera transferência de dinheiro de outros bancos sem sair do app

O Banco Inter agora integra o Open Finance, tecnologia que permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras

Os usuários do Banco Inter já podem transferir dinheiro de outras instituições financeiras diretamente do app. A novidade veio para facilitar a vida dos clientes do Inter e possibilitar a movimentação de contas e controle de gastos, inclusive de outros bancos, no mesmo lugar.

É possível acessar a nova função do banco digital através da ferramenta “Open Finance”, disponível na interface do aplicativo. De acordo com o próprio banco, a iniciativa visa ampliar a competitividade de mercado, oferecendo os melhores serviços e produtos ao consumidor.

Os clientes Inter que desejarem utilizar a funcionalidade nova deverão se registrar. Isso porque o banco precisa da autorização do utilizador para compartilhar os dados com a instituição desejada. O prazo de validade da autorização varia a depender do objetivo da transação. Em outras palavras, os usuários devem dar permissão explícita para qualquer procedimento que envolva a troca de informações entre os bancos.

Não é só o Inter! Saiba mais sobre o Open Finance

O Open Finance é um sistema criado pelo Banco Central do Brasil, que aumenta progressivamente o número de instituições financeiras a ele vinculadas. Essa tecnologia de compartilhamento de dados funciona por meio de APIs (Application Programming Interfaces), e compreende desde bancos até empresas de pagamento, corretoras, fundos de previdência e fintechs.

Todas essas instituições, pelo intermédio do Open Finance e com autorização dos usuários podem trocar informações entre si, otimizando o uso desses serviços.

Atualmente, já são mais de 800 instituições que integram o Open Finance e oferecem a ferramenta a seus utilizadores. Bancos como o Bradesco, Itaú e Santander também promovem a função em seus respectivos aplicativos. Para dar maior autonomia aos consumidores, o compartilhamento de dados pode ser interrompido a qualquer momento – mesmo antes do prazo de validade previamente estabelecido ao iniciar um procedimento. O processo é inteiramente digital e totalmente seguro, garante o Banco Central.

Imagem: JERO SenneGs/shutterstock.com