Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula deve fazer cirurgia; quem pode ficar no seu lugar como presidente interino?

Conforme indicado pela equipe médica do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por passar por cirurgia. Saiba mais!

Conforme indicado pela equipe médica do Palácio do Planalto, o presidente Lula passará por cirurgia. Contudo, você sabe quem fica como presidente interino em sua ausência?

As informações passadas ao público são de que o presidente pode ser obrigado a passar por uma cirurgia devido a uma artrose em seu fêmur. Em eventos das semanas anteriores, Lula já vinha se queixando das dores.

De acordo com a assessoria de imprensa do presidente, a decisão sobre a cirurgia “ainda está sendo analisada” e deve ter sua resposta definitiva nos próximos dias. Portanto, existe a possibilidade do vice de Lula, Geraldo Alckmin, assumir sua posição como presidente interino durante sua ausência.

Como fica a linha de sucessão ao cargo da presidência?

Conforme indicado acima, com a ausência de Lula no cargo, seu vice deve assumir. Mas, para deixar a sucessão do cargo mais clara, veja como fica a declaração na Constituição brasileira:

CF/1967, art 80 – “Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal.”

Portanto, fica definida dessa forma a sucessão ao cargo de Presidente da República do Brasil em caso do não comparecimento do presidente Lula ou vice-presidente Alckmin ao cargo.

Mais detalhes sobre a cirurgia de Lula

Conforme dito pelo presidente, ele apresenta uma artrose no quadril. Dessa forma, quando o mesmo realiza movimentos, as articulações do fêmur e bacia entram em atrito, causando dor e desconforto na região.

Dessa forma, para que o quadro não se agrave, está sendo cogitada a possibilidade da realização da cirurgia entre os dois próximos meses. Contudo, devido ao processo de recuperação, o presidente Lula pode ficar afastado de suas responsabilidades durante algum tempo.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com