A Noruega informou, nesta segunda-feira (31), que voltará a ajudar financeiramente o Brasil contra o desmatamento na Amazônia. O ministro norueguês do Meio Ambiente tomou essa decisão após a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A princípio, a colaboração entre os países foi suspensa durante o mandato de Jair Bolsonaro.
Lula eleito: Noruega voltará a ajudar financeiramente o Brasil
A Noruega informou que voltará a ajudar financeiramente o Brasil contra o desmatamento na Amazônia após a vitória do novo presidente, Lula.
O ministro norueguês, Espen Barth Eide, disse que estava observando Lula durante toda a campanha, e percebeu que eles possuem os mesmos objetivos: preservar a floresta amazônica e proteger os povos indígenas. Eide ainda diz que está ansioso para retomar a parceria que é historicamente positiva para Brasil e Noruega.
Os desafios de Lula para a Amazônia
O país escandinavo é o principal provedor financeiro para a proteção da floresta amazônica. A Noruega interrompeu a sua ajuda ao Brasil quando Bolsonaro assumiu a presidência, no ano de 2019. Durante os quatro anos de governo, o desmatamento na Amazônia brasileira cresceu em 70%. Por este motivo, a Noruega confrontou a questão ambiental na gestão de Bolsonaro.
Segundo o ministro, cerca de 5 bilhões de coroas norueguesas (482 milhões de dólares) devem ser oferecidas para o fundo de preservação da floresta amazônica.
Lula discursou no domingo (30), após o anúncio de sua vitória na eleição presidencial, e afirmou que o Brasil deseja ter um papel importante contra a mudança climática, bem como revelou que o mundo precisa de uma “Amazônia viva”. O novo presidente discursou para milhares de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, e expôs tudo o que deseja para o país.
Novo presidente do Brasil para 2023
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito neste domingo, 30 de outubro, presidente da República Federativa do Brasil pela terceira vez. O candidato do PT, que já havia vencido as eleições de 2003 e 2011, seguirá para mais um mandato ao ter sua vitória confirmada com 50,9% dos votos válidos, o que corresponde a mais de 60 milhões de votos.
A eleição de Lula foi confirmada às 19h57, quando 98,87% das urnas já haviam sido apuradas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Naquele momento, Jair Bolsonaro deixava de ter condições de alcançar o petista, já que Lula tinha 50,83% dos votos válidos.
Imagem: Wagner Vilas/shutterstock.com
