Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula fala em aumento de salário para todas as carreiras; saiba mais

Recentemente, o presidente Lula falou sobre o aumento salarial dos servidores públicos, diante das greves que têm acontecido. Confira!

Em recente pronunciamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou seu ponto de vista positivo em relação às greves realizadas por servidores públicos. De acordo com o mandatário, essas manifestações são comparáveis às históricas greves de 1978, marcantes para o sindicalismo brasileiro.

Assim, Lula destacou que as greves são um reflexo do direito de reivindicação reprimido por anos: “Até as greves eu acho legal”. Além disso, o petista relembrou os movimentos que mudaram o curso do sindicalismo no país. Veja mais detalhes!

Aumento de salário para servidores

Dessa forma, Lula garantiu que estão sendo preparados aumentos salariais para todas as carreiras do serviço público. No entanto, ressalvou que tais ajustes podem não cobrir integralmente as reivindicações: “Vai ter aumento. Nem sempre é tudo o que a pessoa pede”, esclareceu Lula.

Reafirmando seu histórico de militante sindical, Lula assegurou que nenhum servidor será punido por participar de greves: “Ninguém será punido neste País por fazer uma greve”, declarou. Assim, o presidente enfatizou o compromisso de procurar entender e atender, na medida do possível, as demandas dos trabalhadores.

Ele também sugeriu um balanço entre pedido e possibilidade: “Eles pedem o quanto eles querem, a gente dá o que a gente pode”, comentou sobre o processo de negociação.

Presidente Lula com uma das hastes dos seus óculos próxima ao lábio inferior.
Imagem: Isaac Fontana / shutterstock.com

Regulação das carreiras do serviço público

Além dos reajustes, Lula mencionou esforços do governo para uma regulação das carreiras no serviço público, associados a um movimento de ampliação do quadro funcional por meio de concursos. “A gente está fazendo muito concurso. A gente quer fazer uma regulação das carreiras”, afirmou, indicando uma organização gradual para as carreiras públicas.

Veja também:

Concurso Unificado: locais de prova do podem ser acessados nesta quinta-feira

A negociação pelo reajuste salarial tem sido liderada por José Lopez Feijó, secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação, que já passou por diversas fases do sindicalismo brasileiro. Assim, Lula destacou a capacidade de Feijó em conduzir negociações efetivas entre governo e servidores.

Imagem: Isaac Fontana / shutterstock.com