Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula faz pressão para redução de juros pelo Banco Central

Lula critica o Banco Central e pede redução de juros para impulsionar o crescimento econômico no Rio Grande do Sul. Saiba mais!

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou críticas contundentes às políticas de administração do Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto. Segundo ele, as altas taxas de juros atualmente vigentes no Brasil são prejudiciais tanto para a população quanto para os empresários.

Dessa forma, saiba mais informações sobre as reclamações do presidente quanto à taxa de juros em meio ao anúncio de medidas que visam auxiliar os atingidos pela tragédia no Rio Grande do Sul. Continue a leitura!

Lula faz críticas ao Banco Central e quer redução da taxa de juros

Presidente Lula discursando com microfone
Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com

O presidente Lula ressaltou em sua fala que “quem perde dinheiro com essa taxa de juros muito alta é o povo brasileiro”. Esse descontentamento é compartilhado por diversos setores que se veem incapacitados de obter financiamentos acessíveis para investir.

Simultaneamente, em uma ação visando aliviar a pressão econômica sobre as empresas, o Ministério da Fazenda liberou o valor de R$ 15 bilhões em linhas de financiamento.

Esses recursos, provenientes do Fundo Social, direcionam-se para aquisição de máquinas, realização de construções e suporte como capital de giro emergencial, com condições de financiamento que incluem um custo base de apenas 1% ao ano mais spread bancário.

Como as novas medidas econômicas afetam as empresas locais?

Sendo assim, o pacote de estímulo econômico do Governo Federal chega em um período crítico para o estado. Logo, o Rio Grande do Sul ainda se recupera dos estragos causados por intensas chuvas há quase um mês.

Alocados inicialmente para revitalizar a infraestrutura regional, esses investimentos também beneficiam direta e indiretamente as empresas locais através de financiamentos mais acessíveis.

Veja também:

Cinema por apenas R$ 12? Rede lança super promoção; veja como aproveitar

Por fim, o governo Lula também está trabalhando para reduzir os preços dos eletrodomésticos de linha branca em até 15%. Por sua vez, essa iniciativa é parte de uma estratégia maior para fomentar o consumo interno e incrementar a economia local.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com