Lula lançará cartão que unificará todos os benefícios: entenda
Para trazer praticidade e benefícios aos aposentados, pensionistas e recebedores do BPC, Lula lançará cartão em breve. Saiba mais detalhes.
Segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), tanto aposentados como pensionistas, poderão contar com uma novidade nos próximos meses: Lula lançará um cartão para este público, unificando estes benefícios. O Cartão do Beneficiário, como será chamado, também se destinará às pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O anúncio desta novidade foi feito pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta segunda-feira (6). Conforme dito por ele, primeiramente, o cartão será realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Mas, posteriormente, bancos privados poderão também oferecê-lo aos seus clientes.
Lula lançará cartão para os segurados previdenciários: quais os benefícios?
Além de poder receber a aposentadoria, pensão ou BPC, o usuário do Cartão do Beneficiário ainda poderá contar com outros tipos de benefícios. O projeto é que ele também dê direito a passagens gratuitas em ônibus e metrôs, com validade no Brasil inteiro. Outra vantagem é que este público tenha descontos em farmácias conveniadas e em passagens de aéreas.
O cartão contará com um QR Code facilitando seu uso. Ele poderá oferecer praticidade para os mais de 37 milhões de segurados previdenciários e beneficiários do BPC.
Reforma da Previdência é alvo de crítica no atual governo
No mesmo anúncio, Lupi sinalizou que poderá haver, em breve, análise e possíveis ajustes na Reforma da Previdência. Esta é uma ideia defendida pelo presidente Lula, desde a época de campanha. O ministro já havia criticado, durante a sua posse, esta reforma, aprovada em 2019, no governo de Jair Messias Bolsonaro (PL).
Nesta semana, o presidente defendeu no Congresso Nacional que irá propor um modelo de Previdência que atinja mais trabalhadores. Para ele, muitas pessoas ainda são excluídas do sistema e o direito previdenciário é para todos. Porém, não deixou de citar que o modelo precisará contar com um financiamento sustentável.
Imagem: insta_photos / Shutterstock.com