Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Lula mandou indenizar bolsonaristas presos por atos golpistas de 8/1? Entenda

Clique aqui para saber se Lula mandou indenizar bolsonarista ou não. Saiba o que o presidente falou sobre o que aconteceu em janeiro!

Ana LuisaPor Ana Luisa2 min de leitura
LULA

Está circulando um vídeo pelas redes sociais afirmando que Lula mandou indenizar os manifestantes que participaram da invasão a Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro deste ano. O conteúdo em questão traz uma entrevista que o presidente deu para a Globo News no início de 2023. 

Além disso, o vídeo vem acompanhado de um texto que diz que Lula percebeu que a “casa caiu” e que ele estava mudando a sua narrativa sobre os acontecimentos daquele dia. Vale ressaltar que a base aliada do petista considera os atos de 8/1 como uma tentativa de golpe. 

Atualmente, está acontecendo uma CPMI no Congresso para analisar as causas e quem seriam os responsáveis pelos acontecimento. O Supremo Tribunal Federal (STF) e a Polícia Federal também trabalham investigando os responsáveis pela depredação dos prédios públicos. 

É verdade que Lula mandou indenizar manifestantes?

Apesar das afirmações do vídeo, não existe nenhum registro de que o presidente Lula mandou indenizar ou soltar as pessoas que fizeram parte do evento de 8 de janeiro. Na verdade, a posição da presidência é pela responsabilização dos envolvidos. 

O vídeo, que acompanha a publicação, é um corte de uma entrevista do presidente em janeiro. Ele fala sobre o que aconteceu em Brasília e afirma que foi uma tentativa de golpe. Em nenhum momento, Lula diz que mandou indenizar os presos na operação. 

Assim, fica claro que o presidente não autorizou o pagamento de nenhum valor para quem estava na manifestação. Lembrando que as pessoas que foram soltas depois da prisão é porque conseguiram o direito de responder o processo em liberdade. 

Conclusão: Fake News

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Depois de verificar que Lula não mandou indenizar os manifestantes de 8 de janeiro e que ele não mudou a sua opinião sobre o acontecimento, podemos dizer que esse conteúdo é uma Fake News. 

Apesar de usar uma fonte confiável de informação (GloboNews), a publicação distorce os fatos para tentar enganar as pessoas.

Imagem: Marcelo Chello / shutterstock.com

Ana Luisa

Autor

Ana Luisa

Jornalista formada na UFV e redatora

Topicos relacionados