Hoje pela manhã, o presidente Lula comandou a segunda reunião ministerial do seu terceiro mandato. O evento contou com ministérios relacionados à economia e à infraestrutura e foi transmitido pela internet e na Tv Brasil.
Lula pede foco em investimento de infraestrutura para fazer PIB crescer
Lula tem segunda reunião com seus ministros e afirma que investir em obras é o caminho para o crescimento do PIB. Veja o que mais ele disse
O chefe do executivo começou dizendo sobre como estava orgulhoso da equipe que montou. Também parabenizou a atuação do governo depois dos desastres causados pelas fortes chuvas no litoral paulista, principalmente a resposta rápida dos ministérios.
Além disso, o presidente deixou claro o que quer da sua equipe para esse ano. No seu discurso, ele afirmou que o governo tem a obrigação de fazer o Brasil crescer. Portanto, para isso, o caminho é investir em obras de infraestrutura para o país.
Lula quer viajar o Brasil para inaugurar obras
Um ponto forte da fala envolve a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. O Boletim Focus do Banco Central diz que o PIB do Brasil em 2023 vai crescer apenas 0,83%, sendo que, no ano passado, o aumento foi de 2,9%.
O presidente afirmou que não se pode acreditar que o PIB crescerá pouco porque alguém disse que ele crescerá pouco. Dessa forma, ele espera que os seus ministros usem a criatividade com o orçamento limitado para alcançar os melhores resultados.
O político também afirmou que a missão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é conseguir os recursos necessários sem comprometer as finanças da União.
Lula deu um prazo para que os ministérios comecem a apresentar seus resultados: depois que ele regressar de sua viagem oficial para a China, que acontece no final de março.
Infraestrutura para crescer
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Durante a abertura do evento, o chefe do Executivo disse que o caminho mais rápido para o crescimento econômico é a realização de novas obras de infraestrutura. Isso pois, além de gerar mais empregos para a população, as obras também melhoram a qualidade de vida de todos.
O presidente avisou que quer começar a viajar pelo país inaugurando estradas, creches, universidades, cursos técnicos, etc, para mostrar ao povo que o país não está parado.
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
