O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, nesta quinta-feira (13), que deseja a criação de uma moeda única para os países que fazem parte do Brics, sendo esta uma forma de “inovar” para o bloco econômico.
Lula quer trocar o real por moeda única com outros países? Entenda
Em posse de Dilma Rousseff realizada na China, Lula comentou sobre a possibilidade da criação de uma nova moeda. Saiba mais!
Ainda em seu pronunciamento, o presidente brasileiro criticou o dólar estadunidense e as políticas aplicadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o chefe do executivo, estes dois agentes são impeditivos para países emergentes.
A fala de Lula ocorreu em meio à cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “Banco dos Brics”.
Vale ressaltar que o presidente estava em Xangai, na China, em uma missão de aproximação entre Brasil e a potência asiática. Agora, o político segue para Pequim para continuar sua agenda no país asiático.
Apoio de Lula à criação de nova moeda
Durante a posse de Dilma em Xangai, Lula questionou sobre “por que não podemos fazer o nosso comércio lastreado na nossa moeda?”. Assim, o presidente do Brasil indicou que tal política poderia ser benéfica para todas as nações do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Simultaneamente, o petista ainda salientou que atualmente “um país precisa correr atrás de dólar para poder exportar”, reforçando a ideia de que a criação de uma moeda própria do bloco poderia auxiliar nas negociações. Em seguida, o presidente ponderou que os bancos centrais poderiam realizar este serviço.
Críticas ao FMI
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Além das ponderações sobre a criação de uma nova moeda, Lula também criticou o FMI. Em sua fala, comentou que o banco internacional “asfixia” as nações. “Nenhum governante pode trabalhar com uma faca na garganta porque está devendo”, comentou o político.
Ainda em relação a este tema, Lula comentou sobre a situação da Argentina no momento de questionar o papel do FMI. Por fim, ele comemorou o alcance global do banco do Brics, visto que não há a participação de países desenvolvidos neste processo relacionado ao banco de desenvolvimento.
Imagem: Salty View / Shutterstock.com
