Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Lula recebe novas ameaças e pede mais segurança

Após detectar novas ameaças, presidente Lula solicita novas medidas de segurança. Saiba mais sobre o contexto na matéria!

Avatar de Liliana Luísa Liliana Luísa · · 2 min de leitura
Lula com expressão séria segurando os óculos na altura do queixo

Com o anúncio de mais um ato golpista, denominado pelos participantes como “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder”, o presidente Lula acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para solicitar medidas de segurança ainda mais eficientes.

Segundo levantamento feito pela equipe do governo, o ato está previsto para acontecer nesta quarta-feira (11), em diversas localidades.

Gabinete da crise de Lula se reuniu no Planalto

Na terça-feira (10), o gabinete de crise se reuniu no Planalto, em Brasília, para discutir medidas de segurança na cidade em que se encontra o presidente Lula e em outras capitais, nas quais se preveem movimentos extremistas.

Assim, batalhões da Guarda Presidencial e da Polícia do Exército, assim como o Regimento de Cavalaria, estarão a postos para proteger a região do Planalto.

Sobre o esquema de proteção de outras capitais, não houve divulgação de informações. Contudo, governadores e prefeitos se mostraram comprometidos à segurança nacional, inclusive demonstrando repúdio em reunião emergencial realizada no dia seguinte à destruição dos prédios dos Três Poderes.

AGU se posiciona e pede providências

À iminência de mais atos golpistas, a Advocacia-Geral da União (AGU) requisitou ao ministro Alexandre de Moraes a tomada de medidas rígidas para dissolver movimentos antidemocráticos.

Segundo o órgão, as medidas devem incluir prisão em flagrante, uso de forças de segurança para impedir bloqueios e multas pesadas. Na petição, a AGU solicita a aplicação de multas de até R$ 20 mil em pessoas físicas e de até R$ 100 mil para pessoas jurídicas.

De acordo com o advogado-geral da União, Jorge Messias, o movimento proposto é decididamente uma “nova tentativa de ameaça ao Estado Democrático de Direito”. Assim, devem-se tomar “medidas imediatas, preventivas e necessárias”, englobando o Poder Executivo federal, os Poderes Executivos estaduais e as forças de segurança pública.

Convocação para ações golpistas acontece no Telegram

Após identificar a origem de maior mobilização de bolsonaristas golpistas vinda do Telegram, o presidente Lula defendeu o bloqueio temporário de contas que incentivassem badernas e violência.

Segundo apuração do Estadão, as mensagens trocadas no aplicativo são de antes da depredação dos prédios em Brasília, que ocorreu no domingo (8).

Entretanto, muitas mensagens foram apagadas e muitos grupos optaram por trocar de nome – um método de evitar o monitoramento das atividades de seus integrantes.

Nas mensagens, criminosos usam códigos, referindo-se aos atos golpistas como “festa de Selma”, por exemplo. Dentre as informações trocadas entre participantes, há dicas de sobrevivência e de como lidar com os efeitos da bomba de gás lacrimogêneo.

Imagem: Isaac Fontana / shutterstock.com

Compartilhar
Seu Crédito Digital

Descubra tudo que você tem direito

Benefícios, crédito e dinheiro esquecido: veja as ofertas e ferramentas que separamos para o seu perfil.