Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula recebe pedido para fazer 12 mudanças na Caixa

O texto é do Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa, que fez a análise de 330 propostas de funcionários e aposentados da estatal.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um documento que prevê 12 mudanças nas diretrizes da Caixa Econômica Federal. A ex-presidente da estatal, Maria Fernanda Coelho, que é cotada para ocupar o banco novamente, entregou o relatório. 

O texto é do Comitê Popular de Luta em Defesa da Caixa, que fez a análise de 330 propostas recebidas por funcionários e aposentados da estatal. O comitê foi formado em maio deste ano e liberou uma consulta para sugestões de trabalhadores após a vitória de Lula (PT) nas eleições. 

O que diz o relatório?

O relatório expõe que há carência de moradia digna no Brasil, além de citar dados da Fundação João Pinheiro, de 2019, que apontaram déficit habitacional de 5,9 milhões de domicílios. 

O documento defendeu que a mudança de governo, que ocorreu em 2016, fez com que o “Minha Casa, Minha Vida” diminuísse drasticamente.

O comitê defende a volta dos investimentos para mais operações do programa Minha Casa, Minha Vida, principalmente para os cidadãos que possuem uma renda máxima de R$ 1.800 mensais. 

Além disso, é necessário ampliar o crédito às pessoas de baixa renda e renegociar as dívidas das famílias do programa. 

Em 2023, o Projeto de Lei Orçamentário Anual determina gastos de R$ 82,3 milhões para as habitações. 

Outras propostas 

O documento também propõe que é preciso elaborar uma unidade de negócios para atuar na renegociação de dívidas das famílias e recuperar créditos inadimplentes. 

Dentre as mudanças, além das novas sugestões que foram citadas anteriormente, ainda foi sugerido mais alterações. São elas:

  • Mudança das regras do CMN (Conselho Monetário Nacional) para que o crédito seja potencializado;
  • Mudança nas regras do crédito consignado voltado para os beneficiários do Auxílio Brasil;
  • Sugestão que as modalidades de empréstimo estejam vinculadas a um programa para combater a fome;
  • Criação de novas linhas de crédito para o financiamento de pequenos agricultores;
  • Implementação de ações para incentivar o cooperativismo como “meio de produção de alimentos”.

Imagem: BW Press / shutterstock.com