Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula se torna o presidente mais bem votado da história

Lula (PT) foi eleito com 50,9% dos votos, o que corresponde a mais de 60 milhões de cidadãos que escolheram o petista para governar o país pelos próximos 4 anos. Nesse sentido, Lula bate um novo recorde e é o presidente mais bem votado da história do Brasil. 

O último acontecimento dessa magnitude foi em 2006, também protagonizado por ele, na disputa presidencial com Geraldo Alckmin (PSB), seu atual vice. Na ocasião, Lula conseguiu 58,3 milhões de votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Resultado das eleições

Apesar do grande número de votos do petista, Bolsonaro não ficou muito atrás. Pelo contrário, em disputa acirrada, o candidato à reeleição conquistou 49,1% dos votos, o que totaliza mais de 58 milhões de votos.

Ainda no início da apuração as urnas demonstraram vantagem para Bolsonaro. Contudo, quase às 19h, a quantidade de votos para Lula fez com que ele ultrapassasse o concorrente na corrida eleitoral. 

Ao considerar o número total de votos, o segundo turno das eleições de 2022 teve a vitória mais acirrada desde a redemocratização. 

Bolsonaro, mesmo derrotado, conseguiu mais votos do que nas eleições de 2018, quando foi eleito. Na época, o presidente angariou pouco mais de 57 milhões. 

Número de eleitores em 2022

Neste ano, conforme aponta o TSE, 156,4 milhões de brasileiros estavam aptos a votar. Um aumento de 6% em comparação com a última disputa presidencial. 

No primeiro turno, o nível de abstenção, ou seja, de pessoas que não compareceram às urnas, foi de 20,95%. Já no segundo, essa taxa caiu, pela primeira vez na história, já que o segundo dia de pleito tem como tendência o aumento da abstenção. No domingo (30), a taxa ficou em 20,56%. 

Os dados do TSE também indicaram que 75,86% dos eleitores que votaram escolheram entre Lula ou Bolsonaro, o que significa uma diminuição da quantidade de votos brancos e nulos. 

3º mandato de Lula 

Ao vencer a disputa presidencial, Lula assumirá, em 2023, seu terceiro mandato como líder do Executivo no país. O petista governou o Brasil de 2003 a 2010, com dois mandatos. 

Derrota inédita de Bolsonaro 

Com a derrota para Lula, Bolsonaro se torna o primeiro candidato a perder a reeleição na história do país. 

Antes, todos os chefes do Executivo que tentaram a reeleição obtiveram sucesso. 

Até o momento desta publicação, Bolsonaro ainda não se pronunciou desde o anúncio do resultado da apuração, o que faz dele o presidente que mais demorou para reconhecer a vitória do adversário. 

Imagem: Nelson Antoine/shutterstock.com