Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula utiliza o WhatsApp para se comunicar com os aliados?

Já se perguntou como o presidente Lula se comunica com seus aliados políticos? Veja de que forma se comunica o chefe do Governo Federal.

Você já se perguntou se o Presidente da República se comunica por WhatsApp com seus aliados políticos? Apesar de ser um dos meios de comunicação mais populares no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva não é adepto da plataforma de mensagens WhatsApp.

Isso acontece porque o presidente prioriza conversas presenciais. Segundo apurou o Estadão, nem sequer são permitidos celulares no gabinete presidencial. Assim, os aparelhos dos ministros são recolhidos e guardados em armários nos entornos da Sala Suprema durante as reuniões.

Esse procedimento já foi adotado, inclusive, no dia 6 de janeiro, durante a primeira reunião geral com os 37 ministros do mais novo Governo Federal. A reunião contou ainda com a participação da primeira-dama, Rosângela da Silva.

Por que a proibição de celulares nas reuniões?

Os motivos da proibição seriam dois: um deles é para impedir possíveis distrações durante os encontros. Ainda de acordo com o Estadão, auxiliares de Lula garantem que o presidente preza por manter contato visual e não gosta de distrações.

O outro motivo é relativo a privacidade dos assuntos discutidos. Os celulares são barrados à entrada também para evitar gravações de áudio ou vídeo indevidas. Dessa forma os ministros, por via de regra, levam em material impresso qualquer proposta ou demanda que tenham para apresentar ao chefe do Executivo.

Lula não possui um celular pessoal

Foi divulgado que Lula não somente resiste ao uso dos aplicativos de mensagem e proíbe o uso de celulares dentro de seu gabinete, como também não possui um aparelho pessoal. Segundo pessoas próximas, Lula não tem celular.

A razão por trás disso seria justamente a predileção por conversar pessoalmente. Além disso, ao fazer telefonemas, Lula pediria emprestado celulares de terceiros para efetuar os contatos. As rede sociais do presidente são mantidas por uma equipe de assessoria.

Imagem: Marcus Mendes / Shutterstock