Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula vai aumentar o valor dos combustíveis?

O Banco Central está trabalhando com o com cenário de volta do aumento do ICMS; preço da gasolina é formado em boa parte por impostos

Com um novo chefe do Executivo assumindo o , surge a questão acerca do valor dos combustíveis. vai aumentar o preço da gasolina? O que acontece é que o do Brasil anunciou que considera, para o próximo ano, o cenário da volta da cobrança do ICMS sobre “produtos e essenciais” – como os combustíveis – o que deve interferir no custo da gasolina.

A , que retirava alíquotas da Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, foi assinada em junho desse ano pelo então presidente Jair Bolsonaro. Essa medida ainda está valendo e deve ir até 31 de dezembro de 2022.

Os chegaram a se reunir com a União para reivindicar o valor perdido da limitação dos impostos e exigir a volta da cobrança do ICMS. Ainda houve o pedido para que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) fosse o único responsável pelo ajuste da alíquota dos impostos sobre os combustíveis.

Impostos e os combustíveis: como funciona?

A verdade é que uma boa parte do valor dos combustíveis é formada por impostos. No que diz respeito a gasolina, por exemplo, além do ICMS, também há os tributos relativos ao de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Segundo dados da ANP e da CEPEA/USP, disponibilizados pela Petrobrás e divulgados pelo G1, a composição de preço da gasolina se da 9,5% em impostos federias; 13,2% de custo do etanol anidro – substância que é misturada com a gasolina; 14,3% em distribuição e revenda e 38,8% é o da Petrobras.

A Complementar 194, de 2022, assinada por Bolsonaro, tinha o objetivo de conter a alta dos combustíveis, energia elétrica, comunicações e do transporte coletivo. Com a proibição de alíquotas acima dos 18% – definida pela PLP 18/2022 – o preço da gasolina caiu. O Central trabalha considerando um cenário na qual esses impostos federais voltariam a ser cobrados. Para saber quais medidas Lula irá tomar, entretanto, é preciso esperar.

Imagem: Impact Photography/shutterstock.com