Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula vai perdoar as dívidas do FIES? Entenda a nova medida do governo

Processo de renegociação sancionado por Lula tem início. Saiba se a medida do governo federal envolve perdoar as dívidas do FIES.

Nesta terça-feira (7), a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil deram início às negociações de dívidas do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. O procedimento foi autorizado através de sanção de lei pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última semana.

De acordo com declaração dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na segunda-feira (6), a preocupação do chefe do Executivo é de que os processos possam ser feitos com agilidade. Assim, siga na leitura para saber mais sobre a nova medida do governo.

Renegociação de dívidas do Fies tem início após Lula sancionar lei

dívida do fies caixa bb
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Antes de tudo, cabe esclarecer que a medida do governo federal não significa o perdão das dívidas do Fies. Nesse sentido, com a iniciativa o estudante com débito em atraso poderá ter até 100% de desconto em relação aos juros e multas. Para o caso da liquidação integral do contrato, o desconto do valor consolidado da dívida pode chegar até 99%.

Veja também:

Mega-Sena pode sortear R$ 9 milhões HOJE (07); saiba como apostar

Segundo Camilo Santana, a medida que vem sendo chamada de Desenrola da Educação deve oferecer o direito de renegociação de dívidas do Fies para 1 milhão e 240 mil pessoas em todo o país. 

“Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com seu nome comprometido, o nome sujo, né, como se diz, no Serasa, e que terão oportunidade de renegociar suas dívidas. Inclusive, com condições muito favoráveis, podendo chegar até 99% do principal e 100% dos juros e multa, ou seja, a pessoa pode pagar 1% da dívida dependendo da condição que ela esteja”, afirmou o ministro da Educação.

Saiba mais sobre o processo de renegociação

Por meio da lei, a ideia do governo federal é de que a renegociação promova condições mais favoráveis de amortização da dívida do Fies para os estudantes que possuem contratos até o fim do ano de 2017.

As vantagens promovidas pela lei também devem favorecer aqueles que estão em dia com o fundo para a realização do pagamento da dívida principal.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com