Ultimamente, tem circulado nas redes sociais um print de uma suposta página do g1 com o título: “Lula diz que se eleito irá revogar o Pix”. Contudo, o g1 não publicou uma reportagem com esse tema. Portanto, trata-se de uma montagem com base em uma manipulação.
Lula vai revogar o Pix se for eleito?
A assessoria do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente não disse que acabará com o Pix
Assim, ao ser contatada pelo g1, a assessoria do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também afirmou que o ex-presidente não disse que acabará com o Pix.
Boatos parecidos
Em março, o Fato ou Fake do g1 também havia desmentido uma outra fraude com o mesmo argumento. De modo que, na época, a assessoria do Instituto Lula divulgou uma nota em suas redes sociais onde afirmava que a mensagem era falsa e que o ex-presidente jamais suspenderia o Pix.
Mais recentemente, em agosto, uma montagem que afirmava que “banqueiros definem apoio a Lula em troca da revogação do PIX “, também foi desmentida. Dessa forma, na ocasião, a assessoria de Lula também confirmou que o conteúdo é enganoso.
Portanto, é falso que o g1 publicou reportagem afirmando que Lula irá revogar o Pix.
Pix
Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo e gratuita.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
De acordo com dados do Banco Central do Brasil (BC), a quantidade de chaves Pix cadastradas já é o dobro da população brasileira. Dessa forma, até julho deste ano, foram registradas 478 milhões de chaves, portanto, duas vezes mais que os 214,9 milhões brasileiros.
Assim, o Pix movimentou R$ 933 bilhões em mais de 2 trilhões de transações em julho deste ano.
Imagem: Wagner Vilas / shutterstock.com
