Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Má notícia para donos deste celular Samsung

Usuários de smartphones da Samsung precisam ficar atentos a um anúncio da empresa. Saiba se você será impactado.

A tecnologia avança rapidamente e isso sempre significa modelos mais antigos sendo deixados para trás. Parte desse processo contempla empresas anunciando que deixarão de atualizar o sistema operacional de aparelhos fora de linha, com modelos mais atuais da mesma marca.

É esse tipo de má notícia que a Samsung tem para dar aos usuários de alguns de seus modelos.

Os modelos Note 20 e Note 20 Ultra não receberão mais versões futuras do sistema Android. Os aparelhos, no entanto, continuarão recebendo suporte por meio de atualizações de segurança mensais por ao menos mais um ano, de acordo com a marca.

Fim da linha Note da Samsung

A série Galaxy Note 20 foi lançada com o Android 10 pronto para uso. No lançamento, o preço sugerido do Galaxy Note 20, com 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno, era de R$ 6.499. Já o Note 20 Ultra, com a mesma memória RAM e armazenamento interno, custava R$ 7.999.

No final do ano passado, a Samsung decidiu colocar um ponto final à produção de modelos da linha. A descontinuação dos aparelhos abriu espaço para que a empresa focasse nos modelos da linha Galaxy S e em smartphones dobráveis.

O modelo mais completo da marca atualmente, o Samsung Galaxy S22 Ultra, tem em seus recursos e design o “DNA da era Note”.

Samsung ainda pode ofertar outras atualizações?

Ainda é possível que o Note 20 e o Note 20 Ultra obtenham atualizações do One UI, o sistema operacional baseado no Android e projetado pela Samsung para seus dispositivos.

A próxima versão do software, o One UI 5.1, será lançado com a série Galaxy S23 em alguns meses. A sobreposição subsequente desse sistema, o One UI 5.1.1, também pode chegar à série Note 20 antes das atualizações ficarem restritas à segurança. No entanto, nada é garantido.

O One UI 5.1.1 deve acompanhar o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5 no segundo semestre de 2023. É avaliado que o UI 5.1.1 possivelmente não deve agregar novidades significativas para donos da linha Note, mesmo que eles sejam elegíveis para a versão.

Embora não possam receber o Android 14, os proprietários do Note 20 ou Note 20 Ultra podem continuar usando ambos smartphones com a versão mais recente disponível do sistema, ou do One UI 5. Vale ressaltar que a desatualização não torna os aparelhos inúteis.

Imagem: Karlis Dambrans / shutterstock.com