Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maioria dos brasileiros aprova a Reforma Tributária; confira

A maioria dos brasileiros que conhece o projeto aprova os impostos sobre consumo previstos na Reforma Tributária. Confira!

Na última quarta-feira (25), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou o relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária. Assim, o texto prevê a extinção de cinco impostos, sendo eles PIS, Cofins e IPI federais, ICMS estadual e ISS municipal. 

Dessa forma, no lugar desses tributos, será criado o imposto federal, que será a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o imposto estadual, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Assim, confira o que os brasileiros acham sobre a Reforma Tributária!

Aprovação da Reforma Tributária

Portanto, de acordo com a pesquisa RADAR realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) para a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em outubro, a maioria dos brasileiros que conhece o projeto aprova os impostos sobre consumo previstos na Reforma Tributária, sendo:

  • Aprova: 49% – em setembro era 48%;
  • Desaprova: 25% – em setembro era 26%;
  • Não sabem ou não responderam: 26% – em setembro era 26%.

No entanto, aqueles que afirmam ter conhecimento sobre a Reforma Tributária correspondem a 45% dos entrevistados, já aqueles que não tomaram conhecimento ou não responderam corresponderam a 55%.

Veja também:

O que os brasileiros pretendem fazer quando há sobra no orçamento doméstico? Confira

Pessoa segurando papel escrito "reforma tributária" sobre panos da cor verde e amarela.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Expectativa de aumento de impostos

Contudo, a pesquisa divulgada pela Febraban também indica que a perspectiva de aumento dos impostos aumentou, passando de 53% em setembro para 54% em outubro. Veja mais detalhes:

Fev/23Abr/23Jun/23Set/23Out/23
Vai aumentar57%59%53%53%54%
Vai ficar como está23%20%27%26%26%
Vai diminuir16%15%17%18%17%
Não sabem/ Não responderam4%6%3%3%3%
Fonte: IPESPE / Febraban

Além disso, o levantamento da Febraban também apresenta a expectativa do brasileiro em relação a economia do país, confira:

  • 56% dos entrevistados acreditam que irá melhorar;
  • 24% dos entrevistados acreditam que irá ficar igual;
  • 17% dos entrevistados acreditam que irá ficar pior;
  • 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com