Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você pode ter dívidas ativas no CPF e nem sabe; descubra como consultar

Já passou pela sua cabeça que você pode ter dívidas ativas no CPF e não sabe disso? Saiba como consultar as pendências!

Já passou pela sua cabeça que você pode ter dívidas ativas no CPF e não sabe disso? Nesse sentido, nem sempre é possível fazer um acompanhamento diário do histórico das pendências vinculadas à sequência de onze dígitos. Desse modo, por não acompanhar, o consumidor pode ter surpresas nada interessantes.

Assim, a consulta às dívidas ativas no CPF é apenas um dos recursos da plataforma da Serasa. Além de verificar se há pendências em seu nome, poderá, em caso de negativação, renegociar os débitos a partir de condições especiais disponíveis no site. Ficou interessado? Então confira abaixo o passo a passo!

Como consultar as dívidas ativas no CPF?

Uma forma de consultar as dívidas ativas no CPF é baixar o Extrato Serasa. Nele, o consumidor encontra os débitos inscritos no cadastro de inadimplentes da entidade. Ademais, o prazo para solicitar o documento e recebê-lo é de até 24 horas. Ainda, assinantes do Serasa Premium recebem os dados na mesma hora.

Veja também: Pagamento do 13º salário será liberado este mês; veja se vai receber

Cidadão segurando CPF em mãos
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Diante disso, para obter as informações que precisa, deverá acessar ao site da Serasa. Posteriormente, basta seguir as orientações:

  • Faça login com CPF e senha ou cadastre-se;
  • Na tela inicial, localize a opção “Meu CPF” e toque sobre ela;
  • Clique na função “Extrato Serasa”;
  • Vá para “Solicitar Extrato”;
  • Quando o documento estiver pronto, a opção “Baixar Extrato” irá aparecer e a própria plataforma alertará por e-mail.

É possível realizar a verificação através de outras plataformas?

A resposta é sim. Você pode consultar as dívidas ativas em seu CPF através da plataforma Registrato, desenvolvida pelo Banco Central (BC). Com ela, o consumidor pode verificar os débitos em aberto com instituições financeiras e órgãos federais.

Para acessar o sistema, precisará ter conta Gov.br nível prata ou ouro (descubra aqui como saber o seu nível e como aumentá-lo, caso seja necessário). Portanto, siga as instruções a seguir

  • Acesse o site do BC;
  • Toque no botão em “Entrar com gov.br” e faça login com CPF e senha;
  • Já no Registrato, decida se deseja verificar dívidas ativas no CPF, seu relacionamento com empresas, entre outras informações.

Imagem: AlvaroMP / shutterstock.com