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Maioria dos brasileiros possui contas em bancos tradicionais e digitais

Nos últimos três anos, o número de brasileiros com contas em bancos tradicionais e digitais quase dobrou.

De acordo com uma recente pesquisa feita pela empresa de internet americana Akamai Technologies, a maioria dos brasileiros possui contas em bancos tradicionais e digitais. O percentual atual é equivalente a quase o dobro do registrado no ano de 2020.

O levantamento foi realizado com clientes de instituições públicas. Siga a leitura para saber mais sobre como os indivíduos têm utilizado os serviços bancários.

Brasileiros aderem bancos digitais, mas mantêm contas tradicionais

Como citado anteriormente, a maioria dos cidadãos utiliza tanto contas digitais quanto tradicionais. De acordo com o levantamento, o percentual de pessoas que mantêm os dois tipos de bancos chega a 70%. 

Em 2020, cerca de 37% dos entrevistados tinham aderido às instituições digitais, mas mantiveram suas contas tradicionais. Com isso, é possível observar que o quantitativo atual é de quase o dobro.

A situação torna evidente o movimento do brasileiro de abraçar a modernidade sem abrir mão das companhias mais antigas. Apesar do espaço conquistado pelo mundo digital, os chamados bancões ainda são utilizados como recurso financeiro principal por boa parte das pessoas.

Do total de clientes com os dois tipos de vínculo, 66% tem como recurso principal uma instituição tradicional, enquanto 34% priorizam uma plataforma digital.

Pagamento instantâneo é principal responsável pela mudança de cenário

O movimento de crescimento da adesão dos bancos digitais acontece em conjunto com a chegada do Pix. O meio de pagamento instantâneo lançado em setembro de 2020 foi rapidamente aceito pelos brasileiros.

Em levantamento realizado pela Akamai, no primeiro ano de Pix, 82% dos entrevistados já haviam aderido ao método de pagamento, e em 2022 o percentual havia aumentado para 92% dos participantes da pesquisa.

Também no mesmo ano, a empresa constatou que 77% dos indivíduos utilizam os dispositivos móveis como principal forma de acesso aos serviços bancários.

Imagem: Pop Tika/ Shutterstock.com