Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maioria dos brasileiros querem que o valor do vale-refeição aumente

Uma pesquisa revela que 89% dos trabalhadores gostariam que o valor de seus vales-refeição tivesse aumento. Veja mais!

Recentemente, a ValeCard, empresa especializada em meios de pagamento, realizou uma pesquisa que revela que 89% dos trabalhadores gostariam que o valor de seus vales-refeição tivesse aumento. Assim, de acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados priorizam a compra de itens básicos de alimentação quando utilizam o cartão.

Dessa forma, a maioria prefere investir em alimentos para preparar as próprias refeições. Além disso, apenas 7% optam por gastar o valor em lanches ou refeições prontas. Ademais, segundo a pesquisa, a maioria dos participantes do estudo, cerca de 44%, sente que o valor do vale-refeição não atende plenamente às suas necessidades alimentares mensais. 

Valor do vale-refeição é insuficiente

Portanto, ainda de acordo com o valor da ValeCard, muitos consideram o valor baixo ou suficiente apenas para cobrir necessidades básicas, sem deixar margem para extras. Por outro lado, 72% dos entrevistados acreditam que o vale-refeição contribui significativamente para sua satisfação no trabalho. 

Além disso, 43% dos trabalhadores gostariam de receber o vale-farmácia como um benefício adicional, seguido por 38% que gostariam de receber o vale-combustível. Em termos de estabelecimentos, 45% dos usuários consideram que a principal vantagem do vale-refeição é poder selecionar onde este oferece o melhor rendimento. 

Imagem de um homem e uma mulher realizando uma compra de mercado com um cartão. Ao lado, o texto "vale refeição"
Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Reajuste anual do benefício

Já 21% dos entrevistados valorizam a proximidade do estabelecimento como um fator importante para a escolha. A pesquisa também destacou a preocupação dos trabalhadores com a inflação. De modo que a maioria dos entrevistados, 98%, acredita que o valor do vale-refeição deveria ter reajuste anual para acompanhar a inflação. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um aumento de 4,62% até dezembro de 2023.  Por fim, é importante lembrar que, em maio de 2023, foi assinada uma Medida Provisória com a possibilidade do trabalhador escolher a gestora do seu vale-alimentação e vale-refeição. 

Veja também:

Trabalhe de casa! Magazine Luiza oferece diversas oportunidades em regime remoto

Assim, quando a medida entrar em vigor, o trabalhador terá a liberdade de escolher a empresa que fornecerá seu benefício. Além disso, todos os estabelecimentos serão obrigados a aceitar todas as bandeiras.

Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital