Mais da metade dos consumidores acredita que os descontos da Black Friday valem menos a pena a cada ano, diz pesquisa
Pesquisa recente sobre a Black Friday deste ano apresenta a percepção dos consumidores brasileiros sobre o evento. Saiba mais!
A Black Friday é um período bastante aguardado pelas varejistas e consumidores. Neste mês de novembro, as lojas já começam a anunciar as promoções e descontos para os clientes, em diferentes setores de produtos. Apesar disso, mais da metade dos brasileiros têm perdido o encanto com a data.
De acordo com uma pesquisa que trata sobre o assunto realizada pela Opinion Box, 54% dos entrevistados concordam totalmente ou parcialmente que a cada ano os descontos valem menos a pena.
Ainda assim, a intenção de consumo na Black Friday segue em alto patamar. Neste ano, 75% dos consumidores alegaram que pretendem adquirir um novo produto durante o período promocional. Nesse sentido, o maior foco será nos itens de necessidade, e depois nos de desejos pessoais, conforme aponta o levantamento.
Black Friday é uma fraude no país?
O estudo apresenta a percepção dos consumidores a respeito da Black Friday. Quando questionados sobre a data ser uma fraude no Brasil, 39,4% não concordaram nem discordaram, ou seja, se mostraram indiferentes.
No entanto, 36,4% concordaram parcialmente ou de forma integral com a ideia de que o período de promoções no país pode ser considerado uma farsa. Sendo assim, apenas 23,2% discordaram parcialmente ou integralmente desta afirmação.

Intenção de gastos em 2023
Muitos brasileiros economizam o ano inteiro ou por um bom período de tempo para comprar durante a Black Friday. Segundo o levantamento, 23% guarda o dinheiro ao longo de todo o ano para se preparar para o período de descontos.
Veja também:
Caixa premiará sortudo com R$ 91 milhões neste sábado (04); veja como ganhar
Desse modo, a maioria das pesquisas apontam quais são as intenções de gastos dos consumidores. Nesta pesquisa em questão, o cenário é o seguinte:
- Entre R$ 501 e R$ 1 mil: 17,7%;
- Entre R$ 1001 e R$ 2 mil: 16,3%;
- Entre R$ 401 e R$ 500: 10,4%;
- Entre R$ 2001 e R$ 3 mil: 9,5%.
Por fim, sob este aspecto, 12% afirmaram que ainda não sabem quanto irão gastar e somente 1,8% pretende gastar mais de R$ 5 mil com compras.
Imagem: marcelokimura / shutterstock.com