Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 100 lojas FECHARAM: varejo está em crise?

Com a grande repercussão de cada vez mais lojas fechando, será possível definir que o setor do varejo está em crise? Saiba dos detalhes!

Com a grande repercussão de cada vez mais lojas fechando, será possível definir que o setor do varejo está em crise? Após uma apuração realizada, seguindo os passos tomados pelo setor nos últimos 12 meses, as notícias são desanimadoras. Ao todo, foram mais de 100 lojas que tiveram de fechar as portas no período do último ano.

Contudo, existem alguns fatores que estão levando o setor do varejo a tomar essas medidas um tanto desesperadas. Veja os detalhes sobre os últimos acontecimentos que levaram essas organizações a realizarem o fechamento das unidades físicas.

Entenda os resultados obtidos através da pesquisa

Conforme dito, a Ável Investimentos realizou um estudo com o setor de varejo, trazendo o número levando em conta aberturas e fechamentos. Dessa forma, também não constam incluídas na pesquisa as empresas do setor de alimentos.

Entretanto, mesmo com esses números que ultrapassam as 100 unidades fechadas no período, conseguimos perceber a queda no setor. Este que, após o período enfrentado da pandemia, está se deteriorando de modo até então nunca observado.

A situação é reflexo de diversos fatores e, conforme apontado pela Ável, um dos principais seria a taxa de juros do país. Conforme as decisões unilaterais mantidas do Banco Central, ainda se encontra no patamar de 13,75% ao ano.

O que esses dados apurados apontam para o varejo?

Conforme avaliado pela empresa, são diversos os temas que impactam negativamente o setor além do fator dos juros. Um deles, com certeza é a insegurança e maior barreira estabelecida após o baque sofrido com o rombo deixado pelas Americanas.

Com isso, as instituições financeiras estão se demonstrando mais cautelosas quanto à liberação de linhas de créditos para os empresários do varejo. Esses que acabam possuindo menos recursos e se veem sem opções, a não ser a declaração de falência.

Além disso, outro fator importante para a desaceleração do setor econômico é o desenvolvimento dos negócios virtuais. Eles vêm transformado o setor de compras e induzido os clientes a realizarem compras pela internet, fazendo com que lojas físicas percam seus impulsionamentos em venda física.

Imagem: Reprodução/Getty Images