Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 160 mil brasileiros inscritos no CadÚnico podem perder grande benefício

Milhares de beneficiários registrados no CadÚnico poderá perder benefício! Entenda o motivo nesta matéria!

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um benefício do Governo Federal que proporciona descontos de até 65% na conta de luz, está correndo risco em Pernambuco. A Neoenergia Pernambuco, distribuidora de energia do estado, alerta que aproximadamente 161 mil pessoas inscritas no CadÚnico estão com seus dados desatualizados e, caso não realizem a atualização, poderão perder o desconto.

O Número de Identificação Social (NIS) é o principal documento para inscrição e manutenção no programa. Com este documento em mãos, os interessados devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município onde residem.

Registro atualizado no CadÚnico é exigência

A Neoenergia Pernambuco informa que a decisão de quem perderá o benefício não é tomada pela distribuidora, mas pelo Governo Federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em síntese, as famílias serão excluídas do programa quando o titular do NIS não for o mesmo indicado na conta de energia elétrica, impedindo, desta forma, a inscrição automática quando cruzadas as informações do CadÚnico com os dados fornecidos à distribuidora.

O que é a Tarifa Social de Energia Elétrica?

A TSEE é um benefício criado pelo Governo Federal voltado às famílias de baixa renda. A iniciativa oferece descontos na conta de energia, que variam de acordo com o consumo da família e podem chegar até 65%. Contudo, para indígenas e quilombolas, o percentual pode alcançar 100%. A vigência deste benefício se deu a partir da Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.

Ademais, as famílias beneficiárias devem ter renda média de até meio salário mínimo e com cadastro social no CadÚnico atualizado nos últimos dois anos. Além disso, as famílias que possuem algum membro como beneficiário do BPC/LOAS também têm direito à Tarifa Social, através do Número do Benefício (NB).

Como se cadastrar no programa?

Hoje, Pernambuco possui mais de 1 milhão de clientes já beneficiados pela Tarifa Social. Para se inscrever, basta que os consumidores, que possuem NIS ou NB (BPC/LOAS) e ainda não aderiram ao benefício, a solicitem pelas três vias a seguir:

  • site oficial da Neoenergia;
  • por meio do WhatsApp da empresa, pelo número (81) 3217-6990;
  • em um dos pontos de atendimento distribuídos pelo estado.

Para aqueles que não possuem NIS, a orientação é que procurem o Cras mais próximo para a emissão do número.

Imagem: Tharlys Fabricio / Shutterstock.com