Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 20 milhões de beneficiários do INSS irão receber um salário mínimo neste ano

O total de beneficiários do INSS que receberão até um salário mínimo por mês neste ano vai subir para 26,28 milhões de pessoas. Veja mais!

De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indica que, com o ajuste considerando apenas a inflação (3,71% referente ao INPC), mais de 350 mil aposentados e pensionistas do órgão passarão a receber o salário mínimo (R$ 1.412) em 2024. 

Assim, com essa mudança, o total de beneficiários da Previdência Social que receberão até um salário mínimo por mês neste ano vai subir para 26,28 milhões de pessoas. Por outro lado, apenas 12,97 milhões de segurados receberão renda mensal acima do salário mínimo. O que representa um terço do total de aposentados e pensionistas. Veja mais detalhes!

Reajuste nos benefícios do INSS

Portanto, com o reajuste dos benefícios que acompanham o salário mínimo superior ao reajuste dos que ganham mais, há o chamado efeito de “achatamento” das aposentadorias e pensões maiores. Dessa forma, há uma aproximação entre aqueles que ganham o valor menor (com correção de 6,97%) e os que ganham mais (e que terão aumento de apenas 3,71%).

Veja também:

Bolsa Família: beneficiários da região Norte recebem o maior valor do programa em janeiro; confira

No entanto, o INSS faz uma ressalva e afirma que por meio da análise da base de dados não é possível afirmar que o achatamento dos benefícios ocorreu devido ao reajuste menor (3,71%) para quem ganha acima do salário mínimo. De acordo com o INSS, entre os 350.982 podem estar novos benefícios.

Celular com tela inicial do Meu INSS ao lado de notas de 50 e 100 reais.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Calendário de pagamentos – janeiro

Enfim, vale lembrar que o calendário de pagamentos do INSS é dividido entre aqueles que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem acima do piso salarial. Confira:

Beneficiários que recebem até um salário mínimo

Último número do benefícioData do pagamento 
125 de janeiro
226 de janeiro
329 de janeiro
430 de janeiro
531 de janeiro
61 de fevereiro
72 de fevereiro
85 de fevereiro
96 de fevereiro
07 de fevereiro
Fonte: INSS

Beneficiários que recebem mais que um salário mínimo

Último número do benefícioData do pagamento 
1 e 61 de fevereiro
2 e 72 de fevereiro
3 e 85 de fevereiro
4 e 96 de fevereiro
5 e 07 de fevereiro
Fonte: INSS

Imagem: rafapress / shutterstock.com