Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 3 mil boletos falsos foram enviados para pessoas endividadas

Pessoas que estão endividadas estão na mira de criminosos para serem vítimas do golpe do boleto falso. Confira

De acordo com a Serasa, pessoas que estão endividadas estão na mira de criminosos para serem vítimas de golpes. Assim, 3 mil boletos e chaves Pix falsos foram identificados entre as cerca de 10 mil consultas ao validador de boletos, que foi lançado em novembro, no intuito de possibilitar que o consumidor identifique se o boleto é verdade.

Ademais, as fraudes também podem envolver o Pix Copia e Cola e QR Code para intermediar uma transação criminosa. De acordo com Franciele Tiburcio, coordenadora de soluções da Serasa, os golpistas costumam se passar por representantes de empresas que entram em contato pelas redes sociais para renegociar as dívidas.

Golpe do boleto falso

À vista disso, ainda segundo Tiburcio, além de prometer retirar a negativação da pessoa endividada na hora, os criminosos também garantem que irão aumentar o score de crédito em 24 horas. Contudo, a Serasa se comunica com clientes apenas por seus canais oficiais, sendo eles email, telefone e WhatsApp verificado por selo azul.

Segundo a coordenadora de soluções da Serasa, Franciele Tiburcio, os golpistas se passam por representantes de empresas que renegociam dívidas nas redes sociais para oferecer propostas que seriam melhores do que as do mercado.

Fique atento para não cair no golpe

Portanto, vale ressaltar que os funcionários da Serasa nunca iniciam uma conversa por meio das redes sociais, pois conversam com os consumidores apenas quando são procurados por meio dos canais oficiais de atendimento, sendo eles:

Enfim, caso o cidadão seja alvo de alguma tentativa de fraude, deve registrar um boletim de ocorrência em delegacias da Polícia Civil por meio da internet.

Imagem: SpeedKingz/shutterstock.com