Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 40% dos brasileiros dizem ter dificuldades para pagar as contas

A dificuldade para pagar contas é a realidade de muitos brasileiros mesmo com estabilização da saúde financeira da população. Veja!

O Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), divulgado pela Febraban, aponta certa estabilização na saúde financeira da população do país. No entanto, alguns dados da pesquisa chamam a atenção: 43% dos brasileiros dizem ter dificuldades para pagar as contas.

Nesse sentido, o estudo apresenta os níveis de aperto financeiro e o controle sobre os gastos mensais, além de outros temas relacionados. Vale destacar que uma boa parte dos entrevistados disseram que gastam mais do que ganham mensalmente. 

O contingente atual de 43% de pessoas que afirmam encontrar dificuldades para quitar as dívidas registrou um aumento de 4,3 p.p. em comparação com o ano passado. Ou seja, sob esta perspectiva, a situação das famílias piorou.

Dificuldades para pagar as contas e outros problemas financeiros 

Segundo dados do indicador da Febraban, além da dificuldade em pagar as contas, os brasileiros apresentam outros tipos de problemas financeiros. Confira.

  • 23% se dizem totalmente ou muito apertados;
  • 74% empatam ou gastam mais do que ganham;
  • 46% afirmam saber como se controlar para não gastar muito;
  • 23% dizem que o padrão de vida foi bastante reduzido;
  • 68% não têm segurança sobre o seu futuro financeiro. 

Sobre o controle do dinheiro, vale destacar que houve uma queda significativa de 4,9 p.p. entre 2022 e 2023. Ou seja, antes, os brasileiros acreditavam que tinham um maior controle financeiro do que atualmente.

Um homem e uma mulher chateados e preocupados. Eles estão sentados em um sofá na frente de várias contas a pagar, uma calculadora e um computador.
Imagem: fizkes/shutterstock.com

Piora no padrão de vida 

Mesmo diante desse cenário, de um alto contingente de pessoas com dificuldades para pagar contas, menos brasileiros consideram que houve uma piora no padrão de vida entre 2022 e 2023. Sob este aspecto, foi registrada uma queda de 1,9 p.p. no período em questão.

Veja também:

Kit de Natal da Cacau Show por R$ 129,90 é real ou golpe?

Além disso, o volume de pessoas que consideram que a realidade financeira é motivo de estresse dentro do ambiente familiar também apresentou uma redução, ainda que pequena, de 0,6 p.p. na comparação anual.

Imagem: fizkes/shutterstock.com