Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 60% dos brasileiros não sabem identificar um site verdadeiro

Pesquisa divulga dados alarmantes sobre a segurança digital no Brasil. Veja dicas que podem ajudar a identificar um site verdadeiro

A Kaspersky, empresa de segurança de softwares, publicou recentemente um levantamento apontando que mais de 60% dos brasileiros não sabem identificar um site verdadeiro. Ou seja, um dado alarmante sobre segurança digital.

Ainda mais quando analisados os números relacionados aos golpes digitais. Por exemplo, a Federação Brasileira de Bancos divulgou uma pesquisa apontando que 3 a cada 10 brasileiros foram vítimas ou sofreram tentativas de golpes ao longo do último ano.

Assim, os cuidados e a importância de saber identificar um site verdadeira se torna ainda mais relevante. Ademais, também é útil compreender outros dados da pesquisa realizada pela Kaspersky.

Como identificar um site verdadeiro

Em suma, os riscos de sofrer fraudes existem e crescem anualmente. Contudo, saber identificar um site verdadeiro é relevante para evitar esse tipo de golpe. Assim, vale seguir as seguintes dicas de especialistas para evitar problemas:

  • Baixe apenas programas de fontes oficiais, certificando-se da desenvolvedora e a descrição do programa;
  • Leia as notificações de instalação e tenha cuidado com os pedidos de permissão do programa;
  • Tenha atenção ao endereço do site, especialmente se existem erros ortográficos no campo;
  • Não digite seus dados antes de realizar uma checagem sobre o site ou aplicativo.

Outros destaques da pesquisa

Além dos dados relacionados ao indicador de pessoas que não sabem identificar um site verdadeiro, a Kaspersky também destacou outros números sobre segurança digital. Entre eles, é possível destacar:

  • 64% dos entrevistados confere o nome da empresa e o site do serviço de buscas;
  • 48% baixam o aplicativo apenas na loja oficial;
  • 38% buscam analisar indícios de fraude no site;
  • 71% dos entrevistados buscam conferir se um site é verdadeiro antes de passar seus dados pessoais.

Por fim, os próprios especialistas da empresa de softwares destacam o número elevado de pessoas que ‘navegam’ com descuido nas redes. Portanto, saber identificar um site verdadeiro é um passo relevante para não sofrer fraudes.

Imagem: Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock.com