Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 70 mil brasileiros já quitaram suas dívidas pelo Renegocia FIES

Diversos brasileiros já conseguiram participar do Renegocia FIES e diminuir suas dívidas. Clique e saiba como participar!

Entre os dias 7 e 20 de novembro, o programa Renegocia FIES já conseguiu ajudar mais de 70 mil brasileiros que estavam inadimplentes com as dívidas educacionais. Porém, ao todo, são mais de 1,2 milhão de brasileiros que poderiam se beneficiar da renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

As informações são do Ministério da Educação. Essa movimentação aconteceu após a sanção da Lei 14.719/2023 pelo Presidente Lula, que prevê descontos de até 99% no valor da dívida. Além disso, também exclui a cobrança de juros e multas pelo atraso da cobrança.

Saiba mais sobre o Renegocia FIES

dívida do fies caixa bb
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Com a sanção do programa Renegocia FIES, estudantes que estavam com dificuldades para honrar suas dívidas agora têm uma chance real de quitá-la.

O Ministério da Educação reporta que, dentre os beneficiados, 1 mil estudantes conseguiram o desconto máximo de 99%, enquanto que 42 mil receberam 92% de desconto, 26 mil ganharam um desconto de 77% e 900 obtiveram um corte de 12% em sua dívida.

Os critérios do programa estabelecem que é elegível para negociação de dívidas junto ao Fies os contratos celebrados até 2017, e que estão em situação de inadimplência desde 30 de junho de 2023. As solicitações para renegociação devem ser realizadas até 31 de maio de 2024 direto com o agente financeiro da dívida – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Todo o processo pode ser conduzido tanto presencialmente nas agências bancárias, como virtualmente, através dos aplicativos dos respectivos bancos. A Caixa Econômica Federal (Android, iOS) e o Banco do Brasil (Android, iOS) estão atendendo às solicitações desde o dia 7 de novembro.

Dívidas do FIES chegam em R$ 54 bilhões

De acordo com o Ministério da Educação, no total dos mais de 1 milhão de estudantes inadimplentes, já somam-se mais de R$ 54 bilhões em dívidas. Assim, o próprio presidente Lula, declarou que o Renegocia FIES é quase como um “Desenrola Brasil” da educação.

Veja também:

Pix e Drex funcionarão sem internet

Por fim, vale ressaltar que os descontos são maiores para aqueles que estão inadimplentes há mais tempo. Além disso, também se beneficiam os que receberam o Auxílio Emergencial em 2021 e estão no CadÚnico. Para quem possui dívidas por mais de 90 dias, o valor é de desconto nos encargos e até 12% no financiamento para pagamento à vista. Veja as demais condições aqui.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com