Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Mais um país planeja banir o ChatGPT

Após a Itália, mais um país planeja banir o uso do ChatGPT em seu território. No entanto, a medida ainda está sendo estudada. Entenda!

Hannah AragãoPor Hannah Aragão2 min de leitura
Itália

Após a Itália, mais um país planeja banir o uso do ChatGPT em seu território. Em entrevista ao jornal Handelsblatt, o Comissário Federal de Proteção de Dados da Alemanha, Ulrich Kelber, divulgou a informação de que a medida está sendo avaliada pelo país.

Na última semana, a autoridade de proteção de dados da Itália anunciou a suspensão da tecnologia da empresa estadunidense OpenAI, alegando ameaça à segurança de dados dos usuários italianos.

Alemanha é mais um país que avalia banir o ChatGPT

De acordo com as informações, a Alemanha analisa o material da proibição da Itália. O órgão de proteção de dados do país teria reunido indícios de que o ChatGPT coleta dados dos usuários italianos sem nenhuma justificativa legal.

Além disso, a Itália acusa a inteligência artificial do OpenAI de não conferir a idade de seus usuários.

Além do alerta levantado pela Itália, o interesse da Alemanha de proibir o uso do ChatGPT também tem início após estudo da Europol (Agência de Inteligência da União Europeia) acender suspeitas do uso criminoso do chatbot, com a propagação de desinformação e aplicação de golpes phishing.

A princípio, a medida de suspensão do ChatGPT na Alemanha segue como uma possibilidade, sem nenhuma decisão tomada de fato.

Outros países em alerta 

Além da proibição na Itália e análise de caso na Alemanha, o ChatGPT também está na mira de outros países europeus. Autoridades da França e Irlanda já estudam o banimento da inteligência artificial na Itália para entender se a medida deve ser aplicada nos países.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Sobre o assunto, um porta-voz das autoridades de proteção de dados da Irlanda afirmou que o país coordenará a decisão junto com a União Europeia:

“Estamos acompanhando o regulador italiano para entender a base de sua ação e vamos coordenar com todas as autoridades de proteção de dados da UE em relação a este assunto”.

Imagem: Sergio Photone/ Shutterstock.com

Hannah Aragão

Autor

Hannah Aragão

Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente fazendo parte do Seu Crédito Digital, acumulo experiências como redatora de finanças, economia e futebol.

Topicos relacionados