Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Mais uma grande montadora de veículos anuncia demissão em massa

Empresa havia negado a possibilidade de demissão de funcionários mas voltou atrás com cortes expressivos. Entenda!

Rafaela MedolagoPor Rafaela Medolago2 min de leitura
Bonecos espalhados representando funcionários de uma empresa, parte deles aparece com um x sinalizando corte/demissão em massa

Mais uma grande empresa segue na trajetória dos cortes no quadro de funcionários. A General Motors anunciou uma redução de US$ 2 milhões em suas despesas. A princípio, a empresa não tratou sobre a dispensa de funcionários. Contudo, pouco depois da oficialização, foi falado sobre a demissão de 500 pessoas por mês. 

Em contrapartida, a unidade brasileira começou o ano com bons resultados, com um avanço de mais de 60% nas vendas da marca em comparação com o mesmo período de 2022. 

Ainda assim, o anúncio recente da General Motors causou certa preocupação no Sindicato. Nesse sentido, a entidade trabalhista enviou uma notificação para a GM de São José dos Campos para tratar sobre o assunto. 

Demissões em massa 

Vale ressaltar que, anteriormente, a empresa havia negado a possibilidade de demissões em massa. O corte de US$ 2 milhões estaria relacionado à limitação das contratações. Agora, o cenário é outro. 

De acordo com a GM, os cortes devem afetar os trabalhadores assalariados dos setores administrativo, área comercial e engenharia. Os funcionários da fábrica de montagem não serão impactados.

Ao todo, a companhia conta com 86 mil trabalhadores assalariados e 81 mil trabalhadores nas fábricas de montagem. As pessoas a serem dispensadas serão escolhidas com base em análises de desempenho.

Cortes em outra montadora

Além da General Motors, uma outra montadora bastante conhecida anunciou a demissão de mais de 100 funcionários recentemente. A Stellantis suspendeu as produções em uma unidade do Rio de Janeiro, o que recaiu sobre os trabalhadores que precisaram ser dispensados. 

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

A Stellantis produz carros de marcas como Peugeot e Citroen. De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a empresa não avisou sobre a decisão e as demissões vieram a público por meio da imprensa. 

Em resposta, a montadora alega que tem conversado com os representantes sindicais de forma transparente e respeitosa. 

Imagem: Andrii Yalanskyi/ Shutterstock

Rafaela Medolago

Autor

Rafaela Medolago

Jornalista. Redatora do Seu Crédito Digital.

Topicos relacionados