Mais uma onda de calor vem aí: veja como não gastar demais na conta de luz
Quer amenizar o calor, mas sem se surpreender negativamente com a conta de luz no final do mês? Siga estas dicas!
Com a aproximação de mais uma onda de calor intenso no Brasil, é essencial adotar medidas para reduzir o consumo de energia elétrica e evitar surpresas desagradáveis na conta de luz. Nesse sentido, algumas práticas simples podem fazer toda a diferença, contribuindo para o bem-estar do bolso e do ambiente.
A seguir, você encontrará algumas dicas para não gastar demais na conta de luz durante os períodos de calor intenso. Para isso, confira a lista completa e esteja preparado para os novos dias quentes que estão por vir!
Dicas para combater o calor intenso sem gastar demais com a conta de luz

Hábitos que ajudam
Desconectar dispositivos eletrônicos que não estão em uso pode reduzir o consumo de energia. Além disso, utilizar a máquina de lavar e o fogão nos horários menos quentes do dia contribui para a eficiência energética.
Veja também:
Veja aqui se você já pode fazer a nova carteira de identidade
Troque as lâmpadas
A substituição de lâmpadas incandescentes por modelos de LED é uma escolha inteligente. Além de serem mais econômicas, as lâmpadas de LED geram menos calor, reduzindo a necessidade de ar-condicionado ou ventiladores.
Eletrodomésticos econômicos
Opte por eletrodomésticos com classificação energética alta, pois consomem menos energia. Ademais, evite abrir a geladeira frequentemente, pois isso compromete a eficiência do aparelho.
Ar-condicionado
Faça a manutenção regular do seu ar-condicionado, verificando vazamentos de refrigerante e limpando os filtros. Lembre-se também de ajustar a temperatura para um nível confortável, evitando temperaturas muito baixas que aumentam o consumo de energia.
Evite a entrada do calor
Mantenha as cortinas fechadas durante os períodos mais quentes do dia para evitar a entrada de calor no ambiente. Isso reduz a necessidade de utilizar equipamentos de refrigeração.
Opte por usar ventiladores
Ventiladores são opções mais econômicas em comparação com o ar-condicionado. Assim, utilize-os para circular o ar e proporcionar sensação de frescor, especialmente durante as noites mais quentes.
Por fim, ao adotar essas práticas, é possível manter a casa fresca e confortável sem comprometer o orçamento com altos gastos na conta de luz. Além de contribuir para a economia financeira, a conscientização sobre o consumo de energia também é uma forma de promover práticas sustentáveis no dia a dia.
Imagem: Renata Photography / shutterstock.com