Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais uma região suspende atendimentos do Bolsa Família; entenda a situação

O governo municipal emitiu uma nota de esclarecimento sobre a suspensão dos atendimentos do Bolsa Família. Veja mais!

Na semana passada, a Prefeitura de Palmeira dos Índios (AL) suspendeu atendimentos do Bolsa Família por conta de denúncias sobre um possível uso político. Agora, mais uma região tomou a mesma decisão, atingindo principalmente as famílias unipessoais do programa.

Trata-se do município de Itabuna (BA), onde a gestão decidiu suspender os atendimentos para famílias unipessoais devido ao grande número de atualizações nos últimos dias. Conforme consta na nota de esclarecimento emitida pelo governo no dia 31 de agosto, a suspensão vai até esta segunda-feira (4).

Itabuna está com taxa de cadastros unipessoais no Bolsa Família acima do limite 

Na nota, a Prefeitura de Itabuna explicou que a situação de cadastros unipessoais na cidade corresponde a 80% do total de atendimentos diários do Cadastro Único (CadÚnico). Vale destacar que esse tipo de registro no Bolsa Família diz respeito aos lares que possuem apenas um membro, se diferenciando daqueles compostos por mais de uma pessoa.

Ademais, a gestão ressaltou que mais de 6 mil cadastros dessa modalidade já passaram ou vão passar por bloqueios. Isso acontece para haver adequação à Portaria n. 911 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Esse texto traz as regras quanto ao cadastro de famílias unipessoais, como o limite máximo de atendimentos, que é um critério que Itabuna tenta se enquadrar.

Fachada da Casa Bolsa Família em Itabuna (BA)
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Itabuna

Previsão da retomada dos pagamentos para famílias unipessoais de Itabuna

O governo municipal informa que a suspensão foi influenciada pela dificuldade em carregar os documentos do benefícios no sistema, que se mostra extremamente lento. Desse modo, até esta segunda-feira, a gestão vai aguardar a estabilidade do programa e dinamização do fluxo de atendimento.

Veja também:

Banco Inter lança super novidade para público empreendedor

Ainda, de acordo, com a Prefeitura de Itabuna, a previsão da retomada dos pagamentos para quem está em situação unipessoal e se encaixa nas regras do Bolsa Família é a partir de outubro. Importante lembrar que, seguindo o cronograma do Governo Federal, os pagamentos do mês vão começar no dia 18.

Imagem: rafapress / shutterstock.com