Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Manifestantes comemoram ‘prisão’ de Alexandre de Moraes

Suposta prisão foi compartilhada em grupos de WhatsApp

Manifestantes bolsonaristas comemoraram a “prisão” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (1º), no centro de Porto Alegre (RS). Entretanto, Moraes não foi preso. A informação falsa foi compartilhada nos grupos de WhatsApp dos manifestantes. 

As imagens foram registradas pelo repórter da Rádio Gaúcha Cid Martins e divulgadas em sua página no Twitter. 

Bolsonaristas receberam informação falsa sobre Alexandre de Moraes pelo WhatsApp

Os manifestantes se concentravam próximo ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, por volta das 16h, pedindo intervenção federal. Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) aguardavam o primeiro pronunciamento do candidato derrotado após mais de 40 horas do anúncio do resultado das eleições.

Um vídeo foi compartilhado com o grupo através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Após o recebimento, os manifestantes compartilharam a informação falsa de que o ministro Alexandre de Moraes havia sido preso. 

No vídeo gravado pelo repórter, é possível ver diversas pessoas cobertas por uma bandeira do Brasil comemorando a suposta prisão de Alexandre de Moraes. Uma das manifestantes se ajoelha no chão e grita em comemoração à falsa notícia.  

Confira as imagens: 

Bolsonaro discursa e defende manifestações pacíficas

Após 40 horas do anúncio do resultado das eleições, Bolsonaro se pronunciou no Palácio do Alvorada na tarde desta terça-feira (1º). O atual presidente não fez nenhuma menção à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em breve discurso, Bolsonaro afirmou que cumprirá com a Constituição Federal da República e disse que as manifestações de bloqueio das rodovias são “fruto da indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”. 

De acordo com Bolsonaro, as “manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas”. Os manifestantes bloquearam rodovias há cerca de 24 horas em protesto antidemocrático após a derrota de Bolsonaro no segundo turno das eleições

O atual presidente exaltou a eleição de partidos de direita no Congresso Nacional e afirmou que cumprirá a Constituição Federal.  

Contudo, o presidente não fez qualquer menção a respeito da vitória de Lula nas eleições realizadas neste domingo (31). O candidato petista recebeu 60.345.999 votos, 50,9%, contra 58.206.354 votos, 49,1%, de Bolsonaro.

Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil