Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mapa 5G: saiba onde estão todas as antenas da tecnologia

Sinal do 5G completa um ano no Brasil e mais de 10 milhões de pessoas já têm acesso a essa tecnologia. Veja quais cidades têm o sinal.

Hoje, 6 de julho, faz um ano que a tecnologia 5G chegou ao Brasil. Nesses 12 meses, as operadoras e o governo estão trabalhando para espalhar o sinal por todo o país. Atualmente, o sistema conta com 10 milhões de usuários.

No edital de leilão da tecnologia 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou um cronograma para as empresas disponibilizarem a rede nas cidades brasileiras. De acordo com os números da Conexis Brasil Digital, as operadoras estão adiantadas.

Isso porque um levantamento mostrou que todas as capitais brasileiras e cidades com mais de 500 mil habitantes já possuem o novo sinal. Agora, o esforço será para atender os municípios com um número menor de habitantes.

Mais de 1000 cidades têm autorização para o 5G e dependem apenas das operadoras

O levantamento da Conexis Brasil (entidade que representa as empresas de telecomunicações) mostra que cerca de metade das cidades com 200 mil pessoas já contam com a rede 5G. Além disso, a Anatel já deu autorizações para 1.610 municípios ativarem o sinal no seu território.

Entretanto, antes disso, os municípios precisam que as operadoras instalem os equipamentos necessários e façam o pedido de ativação das novas antenas para o órgão regulador. Assim, a meta para os próximos meses é liberar o sinal para locais com 200 mil habitantes e para 25% daqueles que possuem até 30 mil.

O cronograma da Anatel diz que, pelo menos até o dia 1º de janeiro de 2026, entidade e governo vão começar a liberar a rede para as cidades que têm menos de 30 mil cidadãos.

Resultados mais rápidos que o 4G

Atualmente, 315 municípios brasileiros têm sinal de 5G, mas apenas 184 possuem o puro, que permite as conexões mais rápidas. Dessa forma, 10 milhões de pessoas têm acesso à nova rede, em apenas 12 meses que o sistema chegou por aqui.

Em comparação, o sinal de 4G demorou 26 meses (2 anos e 2 meses) para alcançar a mesma quantidade de usuários.

Imagem: TPROduction / shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCreditoDigital