Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maquininha de cartão: uso cresce entre os pequenos empreendedores

Os pagamentos em maquininha com cartões de débito e de crédito tiveram um aumento de mais de 40% nos últimos cinco anos no Brasil.

0

Uma pesquisa do Sebrae, intitulada “Uso da maquininha 2021”, constatou um movimento interessante. De acordo com a pesquisa, o uso de cartões em pagamento está cada vez mais presente nos pequenos negócios. Apesar dos pagamentos por débito e crédito serem mais caros, ocorreu um aumento de mais de 40% em 5 anos! Enquanto, em 2016, 39% das empresas usavam maquininha, em 2021, já são 56%. 

Maquininha de cartão: uso cresce entre os pequenos empreendedores

Na pesquisa, 81% dos entrevistados afirmam que o meio de pagamento de maior custo é o cartão de crédito utilizado em maquininha. Já o boleto bancário ficou em 2º lugar, ao ser citado por 9% dos entrevistados.

De acordo com Carlos Melles, presidente do Sebrae, “A população prefere carregar pouco dinheiro consigo. Então, os cartões continuam sendo muito utilizados pelos consumidores. Para o empreendedor, as vantagens do uso da maquininha são a maior segurança e a satisfação do cliente”.

Além disso, outro dado da pesquisa mostrou a queda no número de empresas que oferecem descontos para os pagamentos em dinheiro. De 70% em 2018, o número caiu em 2021 para 56%. Segundo Melles, esse fato pode ter relação com a pandemia. “A queda geral das vendas durante a pandemia pode ter exigido às empresas reduzir os descontos para manter recursos em caixa.”

Outro dado interessante é que quase metade dos empreendedores não conhece a lei que possibilita praticar preços diferentes, de acordo com a forma de pagamento. “Apenas 1/3 pratica preços diferentes sempre ou quase sempre”, cita Melles. Além disso, ao escolher adotar o uso da maquininha, os empreendedores levam o custo do serviço em conta. 

Ou seja, cerca de 76% afirmam que o custo da maquininha é determinante na escolha da marca. Além disso, ganha a maquininha que tem as melhores taxas. São avaliados ainda o fato de já possuir o equipamento, de o serviço aceitar várias bandeiras de cartão e de dar o menor prazo para recebimento. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.