Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Marco histórico? Brasil pode se tornar o primeiro país a ter a própria moeda digital

O Brasil pode ser um dos primeiros países a ter uma moeda digital. Conheça mais sobre o projeto do Banco Central!

De acordo com o presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, em comunicado realizado no final do mês passado, é possível haver uma moeda digital própria no Brasil.

Desse modo, estima-se que ainda no mês de março, seja iniciado o teste piloto do projeto conhecido como “Real Digital”. Aliás, a iniciativa encontra-se sob coordenação do economista do BC, Fábio Araújo.

Nesse sentido, é importante destacar que, se a proposta entrar em vigor, o Brasil será um dos países pioneiros a ter a própria moeda digital. Ainda segundo Campos Neto, a intenção é que esse dinheiro passe a circular no país a partir do ano de 2024.

Tecnologia dos testes

Sem dúvida, o Real Digital representará uma nova era no mercado financeiro do país. Mas para que o projeto atenda às expectativas do BC, é preciso passar por diversos testes de funcionalidades.

Dessa forma, a tecnologia usada durante as avaliações será a Distributed Ledger Technology (DLT). Além disso, os especialistas pretendem aliar os experimentos do Real Digital por meio de ativos financeiros. Assim, o primeiro ativo que será utilizado nos testes é um título público federal.

Segundo Araújo, durante as avaliações dos recursos, serão feitas simulações de diversas transações financeiras, como:

  • transferências;
  • resgates;
  • negociações;
  • emissões.

Ademais, o economista tem como objetivo que o Real Digital utilize contratos virtuais para pagamentos via pix.

Moeda digital nacional x criptomoeda convencional

Você deve estar se perguntando porquê criar uma moeda digital nacional já que existem diversas criptomoedas em todo o mundo. Contudo, apesar de serem parecidas, os dois modelos possuem diferenças.

  • Moeda digital nacional: é de responsabilidade do Banco Central, sendo conhecida também como Central Bank Digital Currency (CBDCs), portanto, da mesma forma que o Real físico é controlado pelo Governo Federal. Além disso, também funcionará sob o comando do país.
  • Criptomoeda convencional: moeda digital não emitida e nem regulada pelo Governo ou BC de um país. Aliás, esse tipo de dinheiro é descentralizado e é produzido coletivamente por mineradores (pessoas e empresas responsáveis por cuidar do sistema) e isso garante a segurança das transações.

Imagem: ShannonChocolate/ shutterstock.com